Venho, por este meio, comunicar o falecimento do Padre Manuel Cardoso Júnior, sacerdote do presbitério da Diocese de Viseu.

Apresento os meus sentidos pêsames à sua irmã, irmãos, sobrinhos, familiares e amigos, em meu nome pessoal e de todo o presbitério.

Faleceu durante a tarde do dia 16 de junho de 2023, com 84 anos de idade, no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, onde se encontrava internado. O Sagrado Coração de Jesus, fonte de amor, mansidão e humildade, veio chamar para a Casa do Pai este nosso irmão, aliviando-o nas suas dores e sofrimentos com “o seu jugo suave”, para participar em plenitude no mistério Pascal de Cristo Crucificado e Ressuscitado.

A notícia da morte do Padre Manuel Cardoso Júnior, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, leva-nos a rezar intensamente pelo seu eterno descanso, a agradecer o dom do ministério sacerdotal e a pedir o dom de mais vocações sacerdotais para a Igreja.

O Padre Manuel Cardoso Júnior nasceu na paróquia do Satão, a 27 de agosto de 1938, no seio de uma família profundamente cristã, onde o testemunho dos seus pais, irmãos e familiares marcaram sempre a sua vida sacerdotal.

Frequentou o Seminário Menor de São José, em Fornos de Algodres, e depois o Seminário Maior de Viseu. Foi ordenado sacerdote na Igreja do Seminário de Viseu por D. João Crisóstomo, Bispo Auxiliar, no dia 4 de agosto de 1963, sendo Bispo da Diocese D. José da Cruz Moreira Pinto.

Iniciou o seu múnus sacerdotal como Prefeito e Professor no Seminário de São José, em Fornos de Algodres, em outubro de 1963, até ao final do ano letivo de 1969, ano em que foi nomeado pároco de São João de Lourosa, no concelho de Viseu, onde exerceu, durante alguns anos, a missão de pároco.

Mais tarde, partiu como missionário para o Canadá, como capelão dos emigrantes, onde residiu até ao ano de 2014. Regressado à diocese, colaborou, como vigário paroquial, nas paróquias de Rio de Moinhos, S. Miguel de Vila Boa e Sátão. Em Portugal, passou a residir com o seu irmão sacerdote, entretanto falecido, e a sua irmã, na casa de família, no lugar do Pereiro, paróquia do Sátão.

Agradeço a Deus o dom da vida e do ministério sacerdotal do Senhor Padre Manuel Cardoso Júnior, vivido sempre com alegria, amabilidade e espírito de obediência. Com uma vida enraizada em Cristo, aceitou na fé o sofrimento e as provações dos últimos anos, sempre conformado com a vontade de Deus, numa grande fidelidade à Igreja.

O seu corpo será velado na Casa Mortuária do Sátão a partir do início da tarde de sábado.

No domingo, dia 18, às 18h30, será celebrada a Eucaristia Exequial na Igreja Paroquial do Sátão, sendo depois sepultado no cemitério local.

Rezemos pelo eterno descanso deste nosso irmão sacerdote e pelo dom do conforto espiritual para toda a sua família.

Viseu, 16 de junho de 2022

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu