Caminhar “apressadamente” com os Jovens ao estilo de Maria, para a realização das JMJ, é uma oportunidade e uma graça única para a Igreja e para o mundo.

Tomemos consciência do que significa este evento Mundial de Jovens em Portugal, que deve ser para todos nós um motivo de alegria de esperança.

Os jovens do mundo inteiro vão chegar depressa ao nosso país com alegria, entusiasmo, e testemunho cristão. Trazem na bagagem o dinamismo da fé e a experiência de uma Igreja jovem comprometida com as pessoas e o mundo.

A dimensão universal da Igreja cheia de expressões, de imagens, de vivências culturais, de beleza e de símbolos juvenis vai realizar no meio de nós a festa do amor, do encontro e da paz. Acolhamos com expectativa os jovens que deixaram tudo, para seguir Jesus Cristo em todos os lugares do mundo.

Vindos dos mais diversos países e dioceses do mundo, os jovens vão chegar acompanhados dos seus Bispos, sacerdotes, animadores, voluntários e famílias para viverem os dias das dioceses e a JMJ com entusiasmo e fé no seio das comunidades e famílias cristãs que os vão acolher.

A Diocese de Viseu sente-se honrada por prestar este serviço de acolhimento hospitaleiro a todos os jovens que vão chegar. Que se sintam em casa para viverem em espírito de fraternidade e solidariedade estes dias em família. Muito

obrigado por terem escolhido a Diocese de Viseu como casa de acolhimento e partilha.

Sente-se na diocese no momento presente um ambiente sinodal, um espírito dinâmico e com responsabilidade pastoral por parte das paróquias, sacerdotes, diáconos, congregações religiosas, movimentos, obras, instituições, famílias e autarquias, que vão acolher e receber os jovens e todos aqueles que os acompanham.

Os responsáveis da Pastoral Juvenil, o COD e os COPs, as famílias de acolhimento, os voluntários, as autoridades autárquicas, agentes de segurança e outras instituições como bombeiros e proteção civil estão todos preparados para acolher bem quem vai chegar.

Rezemos pelos jovens e pelos bons frutos da celebração, convivência e realização das Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, rezemos pelas melhoras do Papa Francisco, que vamos receber no nosso país com um coração cheio de alegria e em festa.

Os jovens têm no horizonte das suas vidas uma experiência única de fé, de convívio e de festa, por isso em comunhão com todos os jovens que vão chegar de todas as partes do mundo, demos-lhe as boas vindas e aprendamos com eles a ser melhores.

É para nós, Igreja em Portugal gratificante ver em cada dia sinais e manifestações de vida e compromisso, que estão em sintonia com a caminhada diocesana de acolhimento na diocese e depois com a participação no Encontro da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. Descubramos o sentido Pastoral da JMJ…

Durante este fim de semana tive oportunidade de me encontrar com números grandes de jovens para celebrar o sacramento do crisma no Sátão, no Coração de Jesus em Viseu, em Santa Cruz da Trapa e em Cambra, Vouzela. Em todos os lugares houve a presença de muitas famílias, jovens e muitos inscritos para as JMJ.

Em todos as celebrações o tema das JMJ esteve presente nas passadeiras de flores, cartazes, em posters, lembranças aos crismados, outras visualizações e no cântico do hino. A JMJ mexe nas nossas comunidades, aldeias, vilas, cidades e nas famílias. Os jovens sentem o apoio de todos… Surgem voluntários, jovens inscritos, sacerdotes e catequistas empenhados, grupos eclesiais e autoridades civis todos querem participar e acolher jovens nas suas comunidades.

As Jornadas Pastorais do Episcopado em Fátima com Bispos, sacerdotes e leigos durante alguns dias desta semana são dedicadas ao tema das JMJ: “Os desafios locais que se perspetivam após a realização da Jornada Mundial da Juventude”.

E depois da JMJ! Depende de cada um de nós e do empenhamento de todos, do dinamismo dos jovens e das dioceses.

Os responsáveis pela Organização Nacional JMJ afirmam: “Uma das maiores belezas deste encontro com o Papa é o dom do trabalho e do tempo de tantos jovens que, gratuitamente, dão aos outros a oportunidade de participar numa experiência única”.

Todos com Maria em oração, façamos esta experiência. “Levantemo-nos apressadamente” e caminhemos com os jovens e animadores rumo à celebração de JMJ.

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese