Semana dos Seminários Diocesanos

Esta frase tirada do Evangelho de Lucas 5,1b, foi pronunciada pelo Papa Francisco na Oração de Vésperas no Mosteiro dos Jerónimos, no decorrer da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, onde lançou esta interpelação a todos.

“Num mar de grande realismo vocacional, todos fomos desafiados a lançar de novo as redes, abraçando com esperança um futuro construído entre todos. A proposta de Jesus feita a Pedro serve de lema para esta Semana de Oração pelos Seminários, neste ano de 2023”, de 5 a 12 de novembro (Mensagem do Presidente da CEVM).

Neste contexto convido os cristãos da Diocese de Viseu: pastores, consagrados e leigos inseridos na vida das paróquias e comunidades eclesiais a viver com dinamismo de fé todos juntos, esta Semana de Oração, de reflexão e de partilha para os Seminários, fortemente empenhados num desafio sinodal, de “todos juntos” trabalharmos mais pelos desafios da Pastoral Vocacional, pela sustentabilidade dos Seminários e pelo aumento das vocações sacerdotais.

Os Seminários são instituições necessárias para a vida de uma Diocese. A Igreja Católica tem uma relação de muita proximidade com o Povo de Deus, marcada pela esperança Pascal, de o Senhor lhe conceder o dom de novos pastores para servir o Povo de Deus nas comunidades cristãs e a sociedade no seu todo.

No Seminário são formados os futuros pastores de uma Diocese. O Povo de Deus de uma Diocese que constitui a Igreja de Cristo santa e pecadora, pede ao “Senhor da Messe que envie operários para a sua Messe”.

Como vosso Bispo deixo-vos este convite: rezai pelos nossos seminaristas e pelos sacerdotes membros da comunidade formadora. Os nossos seminaristas de Viseu são quatro, e frequentam o Seminário Interdiocesano de São José em Braga, vivendo em comunidade com os seminaristas de Bragança, Guarda e Lamego. Temos neste momento também dois jovens, o Eduardo e o Alexandre a fazer o estágio pastoral nas paróquias de Arões, Junqueira, Candal e Rio de Loba da nossa diocese, orientados pelos respetivos párocos. Os estudos teológicos são feitos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica no Pólo de Braga, vivendo em comunidade no Seminário Interdiocesano onde realizam a formação espiritual e noutras áreas.

A importância e atualidade dos Seminários não pode ser posta em causa, têm que ser acarinhados como Instituições da Igreja preocupadas com a formação dos futuros sacerdotes. Sejamos amigos dos Seminários e generosos para a formação de novos padres.

Os Seminários são uma preocupação pastoral na Diocese. De onde vêm os seminaristas? Das famílias, das paróquias, da catequese, das aulas de Moral, das Escola Secundárias, das Universidades, dos Politécnicos, dos Movimentos, dos grupos de jovens e adultos. A pastoral juvenil, vocacional e do Ensino Superior são um campo privilegiado para aí surgirem os frutos desejados da JMJ 2023, realizada em Lisboa. O seu fruto serão também o aparecimento de novas vocações de consagração para a Igreja.

Peço aos sacerdotes, consagrados, seminaristas e agentes da pastoral nos mais diversos setores que falem do Seminário aos cristãos, deem a conhecer o Seminário em família, o Pré Seminário, o Secretariado das Vocações e a necessidade de a Diocese de Viseu ter mais seminaristas e sacerdotes.

Que a oração pessoal, a vigília de oração, o sacrifício, a partilha do pão e o compromisso de dar a conhecer a vocação sacerdotal façam desta Semana de Oração pelos Seminários um verdadeiro acontecimento eclesial.

Confio à proteção de Maria, Mãe de Jesus e dos sacerdotes, a São José e à oração confiante e de abandono dos nossos pastores, os seminaristas, os formadores, os professores e os benfeitores dos nossos Seminários.

† António Luciano,
Bispo de Viseu