O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu à Vigília de Oração pelos Seminários, que se realizou hoje à noite (dia 11 de novembro), no Seminário Maior de Viseu.

Esta vigília, que integrou a programação da Semana de Oração pelos Seminários, contou com a presença do padre António Jorge dos Santos Almeida, reitor do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga e vice-reitor do Seminário Maior de Viseu, dos seminaristas de Viseu e de outros sacerdotes envolvidos na causa do seminário, bem como os consagrados do povo de Deus.

Durante a homilia, D. António Luciano afirmou que “esta vigília de oração pelas vocações sacerdotais é sempre um momento importante na vida da semana dos seminários em cada diocese, onde o povo de Deus é convidado a rezar pelos seminários, seminaristas, equipas formadoras e por todos aqueles que intervêm na formação espiritual e académica”. “É preciso criar mosteiros invisíveis que rezem pelas vocações sacerdotais”, reforçou.

O Bispo de Viseu deixou, ainda, o convite aos responsáveis do Pré-Seminário “para trabalharem com os jovens que participaram na Jornada Mundial da Juventude sobre o problema vocacional, de modo especial a vocação sacerdotal”, acrescentando que “é importante que nas paróquias se continue a realizar a adoração eucarística pelas vocações sacerdotais, quer nas primeiras quintas-feiras, nos primeiros domingos ou num dia conveniente para a vida da paróquia”.

Com o objetivo de promover a vocação sacerdotal e fazer passar para a sociedade a ideia que a igreja é um lugar seguro para todos, D. António Luciano propõe a realização de visitas ao seminário com as crianças da catequese, com os adolescentes e os jovens.

No decorrer da vigília, o Bispo da Diocese de Viseu relembrou, ainda, que o peditório das missas deste domingo (12 de novembro) é sempre destinado aos seminários para os ajudar na formação.

Gabinete de Informação da Diocese de Viseu