Voz do Pastor

A festa da Epifania ou dos Reis Magos, que vamos celebrar no próximo domingo, é sempre um desafio e um convite a participar na missão universal da Igreja, levando a todos os povos a verdadeira Luz, que é a pessoa do próprio Cristo, o Verbo que Encarnou no seio de Maria.

“A luz dos povos é Cristo” (LG 1), que com a graça do Espírito Santo deseja ardentemente iluminar com a Sua luz, que resplandece no rosto da Igreja, todos os homens, anunciando o Evangelho a toda a criatura.

Como os Magos, os cristãos são convidados a caminhar na Luz de Deus e a fixar o seu olhar na Estrela, que brilha no firmamento da nossa existência e nos conduz iluminados mesmo no meio das trevas e da escuridão do mundo, perdido nas encruzilhadas da vida, que nos desviam da busca de sentido da nossa existência humana e cristã.

Quando nos deixamos guiar pela luz de Deus, tudo é diferente e novo nas nossas vidas. A luz da Estrela de Belém revela a beleza e a luz de Deus que nos é comunicada no dia do Batismo e se manifesta na nossa vida com palavras e gestos oferecidos a cada um como dom. Só caminhando na luz de Cristo realizaremos o nosso projeto vocacional na eleição como filhos de Deus e na missão como cristãos empenhados na renovação da Igreja e na transformação do mundo.

“Tudo isto se realizou, como sabemos, no dia em que os três Magos, chamados da sua longínqua terra, foram conduzidos por uma estrela para irem conhecer e adorar o rei do Céu e da terra. A docilidade da estrela nos exorta a imitar o seu exemplo, isto é, a servir na medida da nossa possibilidade esta graça que chama todos os homens para Cristo” (Sermão de São Leão Magno).

A festa da Epifania ou a manifestação de Deus, revelação aos gentios, através da sua estrela, revelou aos três Reis Magos o desejo de percorrer um longo caminho para procurar um recém-nascido na cidade de Belém. Jesus é um dom de Deus oferecido a todas as pessoas que reconhecem no Menino o Salvador esperado por todos os povos.

Quando chegaram a Jerusalém, vindos do Oriente, perguntaram a Herodes onde tinha nascido o Messias anunciado pelos Profetas.

A vida cristã, animada por este zelo pastoral, perguntando, deve levar-nos a procurar sempre a luz de Deus e a deixarmo-nos conduzir por ela através dos caminhos do amor, da esperança e da confiança no mistério divino revelado. Jesus nasceu em Belém para ser luz a brilhar na vida de cada um de nós e em toda a humanidade, iluminando todos aqueles que vivem nas regiões sombrias da morte.

Quando a estrela brilhou no Oriente, os Reis Magos despojaram-se de si mesmos, deixando-se tocar pela luz divina e guiados pela estrela fizeram a sua caminhada de fé. Lendo os sinais dos tempos, interpelados pela ação misteriosa de Deus e pelas profecias dos profetas deixaram as suas terras e as suas famílias dando atenção à estrela que brilhou nas suas vidas. A revelação do Menino, como filho de Deus, nascido na cidade de Belém para iluminar os corações de todos os seres humanos tornou-se um sinal de amor novo para toda a humanidade.

A luz de Deus brilhou nos corações de Maria e de José. Diz o Evangelho que os pastores chegaram apressadamente à gruta de Belém para oferecer a Jesus os seus presentes cheios de sentimentos de ternura, de amor e de humildade.

Isaías recorda: “Virão adorar-vos Senhor, todos os povos da terra. Levanta-te Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor”. Virão montados em camelos e dromedários de Madiã, para oferecerem as suas ofertas ao “Príncipe da Paz”, o “Emanuel, o Deus-Connosco”.

Os oráculos dos Profetas indicavam a cidade de Belém, a terra do pão, como o lugar do seu nascimento. Os Magos viram de novo a estrela que parou sobre o lugar onde eles se encontravam e cheios de alegria foram ao Seu encontro. “Entraram na casa, viram o Menino com Maria sua Mãe e São José e, prostrando-se diante d`Ele, adoraram-No e ofereceram-lhe os seus presentes: ouro, incenso e mirra. Nele encontraram Jesus Cristo, a “Raiz da nossa Alegria”.

Os Magos foram avisados em sonhos para voltaram à sua terra por outro caminho. O caminho de Deus, da vida cristã é sempre uma peregrinação na fé ao encontro da salvação, que nos é dada por Jesus para o serviço dos irmãos. Quem se encontra com Jesus na sua vida e o recebe deve voltar à sua casa e à sua vida sempre por caminhos novos.

Na festa da Epifania celebra-se também o Dia da Infância Missionária. Olhemos para a missão da Igreja “Ad Gentes” e, entre nós, e rezemos por todas as crianças do mundo, que ainda não conhecem Jesus Cristo, não receberam o Batismo, não frequentam a catequese e continuam à espera de quem as ajude a fazer o caminho da fé.

Precisamos de prestar atenção aqueles que não conhecem Jesus e o Evangelho como Boa Nova, e esperam através da Missão da Igreja, o dom de serem evangelizados e catequisados para que cheguem ao conhecimento de Jesus, recebam o Batismo e encontrem na Igreja a luz de Deus.

Ao completar o centésimo terceiro aniversário do “Jornal da Beira”, Órgão de Comunicação Social da nossa Diocese, que ocorre no próximo dia 9 deste mês, quero desejar as maiores felicidades aos responsáveis e colaboradores que tornam possível, todas as semanas, a sua publicação.

Que o Jornal continue a cumprir com verdade, firmeza e rigor científico os desafios que a imprensa de inspiração cristã hoje nos pede.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Igreja