Os padres e diáconos da Diocese de Viseu estiveram, hoje de manhã, quarta-feira de cinzas, em recoleção espiritual, no Seminário Maior de Viseu.

Este encontro do clero, que marca o arranque da Quaresma, começou pelas 10h00, com oração da Hora Intermédia na capela, com uma meditação sobre os desafios deste tempo favorável à salvação e à conversão interior e comunitária.

Seguiu-se a reflexão quaresmal, a partir do evangelho Mc 14,17-30, orientada pelo Cónego Jorge Seixas, onde desenvolveu o caminho que deve ser feito na vivência e preparação para a Páscoa.

Para finalizar, foi feita a adoração e bênção do Santíssimo, com tempo para o sacramento de reconciliação individual dos sacerdotes.

O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, relembra que, durante a Quaresma, “devemos colocar em dinamismo sinodal a nossa vida, conduzida pelo Espírito, valorizando tudo aquilo que nos vem da Palavra de Deus, dos ensinamentos da Igreja, da oração, do jejum e da penitência”.

“Hoje fomos convidados a revisitar as perguntas do ritual da ordenação sacerdotal que nos foram feitas, assim como tomar consciência do evangelho que nos foi entregue e do pão e do vinho que nos foi confiado, como matéria para celebrar a eucaristia. Conscientes da unção que nos foi feita e do sim que respondemos, no dia da nossa ordenação, queremos pedir a Deus que nos ajude, em cada dia da Quaresma, a renovar a nossa vida e a dar sentido ao nosso ministério, em dinamismo pastoral e sinodal: Sim quero, com a graça de Deus”, afirma.

O Bispo de Viseu apela, ainda, a um verdadeiro caminho de renovação pessoal e comunitária.