O Secretariado da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), da Diocese de Viseu, promove um retiro quaresmal aberto à comunidade, no dia 2 de março, que terá lugar no Seminário das Missões.

O retiro, proposto pela primeira vez na Diocese pelos Religiosos, terá início às 10h00 e será composto por duas palestras, uma da parte da manhã e outra à tarde, acompanhadas de meditações que darão depois origem a momentos de reflexão, coletivos e individuais. O encontro terminará com a celebração da eucaristia às 16h00, também aberta a todos os que desejem estar presentes.

De acordo com o Padre Víctor Amorim, presidente do Secretariado da CIRP Viseu, esta iniciativa surgiu aquando da preparação da Quaresma pelo Secretariado, como resultado de um diálogo e reflexão dos seus membros, dando resposta “à necessidade que os institutos religiosos têm de mostrar ao povo de Deus e à Diocese que estão ativos, mas também com o objetivo de colaborar com os grupos e movimentos diocesanos, num caminho de sinodalidade”.

O retiro será orientado pelo Padre Xavier Dias, missionário comboniano, e terá como tema ‘Conduzidos ao deserto para sermos saciados’. “A frase é do Papa Francisco, dita na sua mensagem para a Quaresma, e o texto bíblico será do Evangelho de São João, capítulo 4, no encontro de Jesus com a Samaritana. Será um momento para levar a todos Jesus, aquele que guia as nossas sedes”, explica o Padre Xavier Dias.

A participação neste retiro carece de inscrição prévia, que deverá ser feita até ao dia 29 de fevereiro, através do email cirpviseu@gmail.com ou do contacto 912924515.

CategoryDiocese, Igreja, Viseu