Voz do Pastor

A vida e o ministério sacerdotal de São Teotónio, ao serviço da Igreja de Viseu, como Prior da Sé mostra-nos a grandeza da sua alma, num coração de peregrino em busca de Deus.

A santidade não é um privilégio de alguns, mas é um caminho normal da fé, que todos os batizados são chamados a realizar em direção ao amor infinito de Deus.

A vida e a santidade de São Teotónio marcaram profundamente a cidade de Viseu e a nossa Diocese, logo no início da fundação da nossa nacionalidade. A sua passagem por Viseu onde foi ordenado sacerdote e a seguir nomeado Prior da Sé, revela com a sua personalidade e cultura um cuidado pastoral que marca para sempre o ritmo da vida da Diocese de Viseu ao longo dos séculos e na atualidade.

A solenidade de São Teotónio celebrada no tempo da Quaresma é para nós motivo de alegria e de esperança pascal, pois ajuda-nos como presbíteros, diáconos, consagrados e leigos a encontrar um sentido novo para as nossas vidas.

A originalidade de São Teotónio está na força que ele nos comunica para nos ajudar a descobrir a identidade da Igreja Diocesana reunida com o seu bispo à volta da mesa do altar, na contemplação da Eucaristia e do mistério da Cruz de Jesus, fonte de vida e testemunho de santidade comunicada ao povo de Deus na “comunhão, na participação e na missão”.

Aproveitemos frutuosamente a Quaresma como tempo de conversão, de mudança interior, de abertura ao clima de oração, de espírito de partilha e de jejum que nos ajude a tomar consciência da Igreja que somos e da Igreja, que queremos ser.

São Teotónio revela-se como um profeta da esperança, um evangelizador zeloso da Igreja de Viseu, um santo de proximidade junto do seu povo.

Um sacerdote zeloso, alegre, acolhedor e disponível para todos, com uma atenção preferencial pelos pobres a quem serviu com diligência e caridade.

Um pastor de coração aberto, agradecido e orante, transformador do ambiente eclesial e social do seu tempo.

Um cuidador dos cristãos na nossa cidade com generosidade e delicadeza pastoral.

Um pastor aberto à mudança de coração e de vida, sempre atento a todas as pessoas do seu tempo.  Um pastor que vive da fé, na confiança em Deus, na gratidão, no louvor e na ação de graças ao serviço dos irmãos.

Com São Teotónio aprendamos através da oração e da pregação a cuidar da vida espiritual de todos os batizados, “enraizados em Cristo”.

Como Igreja Diocesana vivamos a experiência da comunhão com Deus e com os irmãos, imitando as virtudes heroicas de São Teotónio.

O estilo de vida do nosso padroeiro como pastor humilde, simples, pobre, casto e obediente estimula-nos como sacerdotes e diáconos permanentes a centrar a nossa vida no serviço de Deus, cuidando dos pobres e dos doentes.

Fixemos o nosso olhar em São Teotónio coluna firme da Igreja, que pela fé, esperança e caridade nos ajuda a sermos cada vez mais uma Igreja evangelizada e evangelizadora.

Na docilidade ao Espírito Santo cultivemos as suas virtudes da humildade, simplicidade, santidade e espírito de serviço para com todos.

Como mestre de vida interior e espiritual ensinava com amor e delicadeza humana os pobres e os doentes.

Como testemunho de esperança e de obediência aos seus superiores sacrificava a sua vontade, para viver em tudo a vontade de Deus.

Como sacerdote iluminado e conduzido pelo Espírito Santo, soube fazer da sua vida um caminho de discernimento espiritual na fidelidade à missão da Igreja.

Como peregrino à Terra Santa viveu a sua vida na procura de Jesus e do mistério da Santa Cruz, em espírito de oração, de penitência e de partilha do pão, distribuído com caridade a todos os seus irmãos.

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu