O Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu à celebração da eucaristia no dia do aniversário da União Eucarística Reparadora que se realizou, ontem de manhã, na Igreja do Carmo.

A homilia partiu da seguinte afirmação: “a eucaristia, mistério admirável da nossa fé”, tendo o Bispo da Diocese evidenciado a missão desta obra eclesial “que se dedica a promover o culto eucarístico e a reparação no cuidado pelas igrejas e pela presença do Santíssimo Sacramento no Sacrário, fazendo-lhe companhia pela adoração, contemplação, oração, reparação e testemunho de vida eucarística nas 24 horas do dia”.

Durante a homilia, D. António Luciano reforçou que “é preciso construir uma cultura eucarística, capaz de inspirar os homens e mulheres de boa vontade nos campos da caridade, da solidariedade, da fraternidade e da paz”. Partindo do concilio do Vaticano II, referiu-se à eucaristia como fonte e centro de toda a vida cristã (LG 11).

O Bispo convidou os presentes a promoverem o culto eucarístico, preparando o coração e a vida das pessoas para celebrarem bem a eucaristia, em cada domingo e em cada dia. D. António Luciano fez, ainda, o convite a todos os presentes para rezarem, pedindo o dom de novas vocações sacerdotais. Ao falar da reparação, disse que “esta se faz através da oração, da conversão e da caridade, desagravando Jesus de todas as ofensas e pecados com que Ele é ofendido na celebração da eucaristia e na presença de amor no Sacrário”.

O Bispo pediu, ainda, aos fiéis para serem almas eucarísticas e zelosas do amor em Jesus na eucaristia, “levando este fermento e esta luz a todas as comunidades da Diocese”.

CategoryBispo, Diocese, Viseu