Voz do Pastor

Um tempo forte de oração, de penitência e adoração ao Santíssimo Sacramento, em comunhão com o Papa Francisco, celebrado em todas as comunidades da Igreja universal.

É já esta semana nos dias 8 e 9 de março, que vamos celebrar a iniciativa “24 horas para o Senhor” com início na sexta-feira e a terminar no próximo sábado, vésperas do 4.º Domingo da Quaresma.

Uma devoção proposta pelo Papa Francisco a convidar os cristãos, em especial os jovens a viverem estas vinte e quatro horas para o Senhor como um tempo forte de oração, de jejum e de penitência, centrando as nossas vidas na contemplação e adoração de Jesus presente na Santíssima Eucaristia.

Este tempo vivido em caminho Quaresmal, aviva em cada um de nós sentimentos da prática da vida cristã, que continuam sempre atuais na vida da Igreja e das nossas comunidades.

É importante que cada paróquia e comunidade organize a sua vida espiritual e pastoral de modo a tornarem-se verdadeiras Escolas de Culto Eucarístico.

Em primeiro lugar valorizando a celebração da Eucaristia dominical e quotidiana, mas também através do apostolado da Adoração Eucarística realizado em tempos de adoração, de Lausperene, de oração pessoal e comunitária, sobretudo a Oração da Liturgia das Horas, as invocações eucarísticas, a escuta da Palavra de Deus, a prática da Lectio Divina, o silêncio orante, a prática da penitência, o jejum, a reparação, o louvor e a ação de graças a Jesus, presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

É um tempo propício para os cristãos viverem a sua fé adulta, promovendo neste tempo santo da Quaresma o culto eucarístico, principalmente através da prática solene da adoração eucarística. O próprio Papa Francisco nos dá o exemplo, pois anunciou que vai viver o dia da próxima sexta-feira, nas “24 horas para o Senhor”, numa paróquia da Diocese de Roma.

Como prática pastoral é importante viver este dia, distribuindo as horas de adoração eucarística por grupos eclesiais, com responsabilidade pastoral nas paróquias e comunidades, principalmente os movimentos eucarísticos.

As vinte e quatro horas podem ser vividas com silêncio, oração, cânticos e atos de piedade comunitários, assim como tempos fortes de adoração dinamizados por grupos.

A experiência deste dia através da prática da Lectio Divina, da Liturgia das Horas, da Via-Sacra, da meditação dos mistérios do terço, da celebração do Sacramento da Reconciliação meios indispensáveis neste programa, que pode terminar com a bênção do Santíssimo Sacramento ou a celebração solene da Eucaristia.

Que nenhuma comunidade fique sem pelo menos promover algum tempo de oração comunitária, de jejum, prática da caridade e algumas horas de adoração solene ao Santíssimo Sacramento.

As 24 horas para o Senhor têm tido muita aceitação por parte dos pastores e adesão dos cristãos e também de jovens para esta experiência inovadora de adoração na Igreja.

Esta jornada de oração é um convite e um estímulo a renovar e revigorar o Sagrado Lausperene de tanta tradição na vida da Igreja e nas comunidades da nossa Diocese de Viseu.

Se por qualquer razão pastoral não acontecer nos dias previstos, peço a todos os sacerdotes, diáconos, consagrados, ministros da co­mu­nhão, acólitos, leitores, grupos corais, catequistas e outros agentes pastorais, que não deixem terminar a Quaresma sem promover um Retiro espiritual não sua paróquia, onde podem organizar um dia de Adoração ao Santíssimo nas suas comunidades.

Comecemos a fazer este caminho de fé e adoração durante a Quaresma, para no tempo Pascal podermos realizar o Lausperene Eucarístico por arciprestados como nos está proposto no Programa Pastoral da Diocese:

– 14 a 20 de abril – Lausperene Pascal, no Arciprestado Viseu Urbano.

– 21 a 27 de abril – Lausperene Pascal, no Arciprestado Viseu Rural.

– 28 a 04 de maio – Lausperene Pascal, no Arciprestado de Lafões.

– 05 a 11 de maio – Lausperene Pascal, no Arciprestado do Dão.

– 12 a 18 de maio – Lausperene Pascal, no Arciprestado da Beira Alta.

– 19 a 25 de maio – Lausperene Pascal, no Arciprestado de Besteiros.

Empenhemo-nos todos sacerdo­tes, diáconos, consagrados(as) e leigos na vivência das “24 horas para o Senhor”, de forma a preparar as nossas comunidades cristãs para dinamizarem e renovarem o culto Eucarístico quer através do Lausperene Pascal, quer participando na celebração do 5º Congresso Eucarístico Nacional a realizar em Braga de 31 de maio a 2 de junho de 2024 com o tema: “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança”. Reconheceram-n`O ao partir do pão (Lc 24,35).

No Ano dedicado à oração e à realização dos Congressos Eucarísticos Nacional e Internacional, vivamos espiritualmente a vida cristã com testemunho alegre, caminhando rumo ao Jubileu da Esperança do ano 2025.

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu