Observatório Pastoral

O Papa Francisco, logo no início do seu pontificado, lançou para toda a igreja o desafio de sair da segurança das quatro paredes, de ir às periferias em busca dos marginalizados da sociedade. E, na verdade, esse é o grande desafio do viver cristão.

Não dá para viver Jesus Cristo na segurança do nosso quarto, ou somente como uma intenção do coração. Jesus é vida em testemunho, Jesus tem que ser atitude vivencial. Saber Jesus Cristo é viver Jesus Cristo, senti-lo presente em cada dia e em cada uma das nossas ações. Não podemos ficar com o barco amarrado no porto seguro quando o mundo parece não ter um rumo certo.

Todos nós sabemos que vivemos neste mundo com a intenção de alcançar a felicidade eterna, este é o nosso maior objetivo. Mas não dá para o conquistar sem vivermos com autenticidade esta nossa história terrena. Muitos cristãos pensam que basta ir à missa ou rezar todos os dias para alcançar a eternidade, mas onde fica o tive “fome e deste-me de comer”?

Com Jesus não basta o ritual, com Ele é necessária a ação de cada dia. Para Jesus não basta pedirmos que o Reino de Deus venha até nós, é preciso trabalhar para que ele venha de verdade. E o primeiro local onde ele deve existir é no próprio coração. Durante a sua vida pública Jesus sempre foi claro com fariseus e doutores da lei que pensavam que só por conhecerem muito das leis e da verdade de Deus estavam salvos.

Muitas vezes não somos também nós fariseus e doutores da lei?

Se calhar numa escala mais reduzida, mas também somos… aplicamos dolorosas sentenças aos outros que falham, mas não somos capazes de ver e reparar os nossos erros. Colocamos sobre os outros obrigações enormes e nos desculpamos tantas vezes para não fazer o que devemos fazer.

Ser cristão no nosso mundo é ser testemunho de Cristo… ser cristão no nosso mundo é dar testemunho de Cristo, mostrá-l’O vivo no nosso agir em cada dia e em cada uma das nossas relações. Sabemos que no mundo em que vivemos não é nada fácil dar esse testemunho, pois somos logo julgados e criticados, mas depende de ti e da tua coragem. Não vale a pena sossegarmos a nossa consciência com o cumprir da obrigação, é mesmo necessário sairmos da zona de conforto e remarmos contra a maré do consumismo, do comodismo, do quietismo e da falta de coragem de nos assumirmos como somos…

Este mundo precisa de ti! A Igreja precisa de ti! Cristo precisa de ti!

Sendo santo de calças de ganga.

Todos nós sabemos que quando mostramos o nosso interior corremos riscos. Todos percebemos que quando revelamos a nossa forma de pensar e manifestamos as nossas vontades corremos o risco de perder amizades ou até de ganhar inimigos. Mas de que vale uma vida sem riscos. Podemos muito bem sermos uma Igreja feliz dentro das paredes do templo, podemos até nos sentirmos felizes com as Palavras de Jesus que animam os nossos corações, mas continuaremos isolados do mundo em que vivemos. Mas para quê sermos um bolo bonito da vitrine de uma pastelaria se ninguém pode chegar até ele?

Hoje é importante desafiarmo-nos a ser cristão no bar onde vou tomar um copo com um amigo, na discoteca onde me vou divertir, no campo de futebol onde assisto a um jogo, na campanha política em que participo. É preciso seres verdadeiramente quem és, cristão, homem de fé, homem de família, homem verdadeiramente homem.

Pe. Jorge Luís Gomes Lopes

CategoryBispo