A Diocese de Viseu celebrou “As 24 horas para o Senhor”, nos dias 8 e 9 deste mês, em muitas das suas paróquias.

No dia 8, o Bispo da Diocese de Viseu presidiu à eucaristia de abertura na Igreja Paroquial de Orgens, acompanhado pelo Padre Abel Rodrigues. Além da participação das crianças da catequese do 2.º, 5.º e 6.º ano, estiveram também presentes os seus pais, catequistas e outros membros da comunidade.

No mesmo dia, D. António Luciano presidiu à oração comunitária, na Igreja Paroquial de Coração de Jesus, coadjuvado pelo Cónego Jorge Seixas, dinamizada por escuteiros, catequistas e outros membros da paróquia.

No dia 9, o Bispo reuniu com a direção e membros da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS), no Centro Pastoral, onde celebrou a eucaristia da memória de São João de Deus, padroeiro dos hospitais, enfermeiros e doentes.

No final do dia, presidiu à oração com cânticos de Taizé, na Igreja de Gumirães, com a presença do Cónego Matos e com a participação musical do Grupo de Jovens Cordas.

A iniciativa “24 horas para o Senhor”, proposta pelo Papa Francisco, “pretende ser um tempo forte de oração, de penitência e adoração ao Santíssimo Sacramento, centrando as nossas vidas na contemplação e adoração de Jesus presente na Santíssima Eucaristia”.

Em resposta ao apelo do Papa Francisco, o Bispo presidiu aos vários momentos importantes de oração, que contaram com uma grande presença da comunidade. “As 24 horas para o Senhor têm tido muita aceitação por parte dos pastores e uma grande adesão dos cristãos, nomeadamente jovens que se juntaram para celebrar esta experiência inovadora de adoração na Igreja”, afirma.

António Luciano recorda que “este tempo vivido em caminho Quaresmal, aviva em cada um de nós sentimentos da prática da vida cristã, que continuam sempre atuais na vida da Igreja e das nossas comunidades”.

As 24 horas podem ser vividas com silêncio, oração, reflexão sobre a conversão, cânticos e atos de piedade comunitários, assim como tempos fortes de adoração dinamizados por grupos eclesiais.

CategoryBispo, Diocese, Viseu