A Diocese de Viseu assinalou, ao final da tarde de hoje, dia 13 de março, o 11.º aniversário da eleição do Papa Francisco, com a celebração da missa na Sé de Viseu, presidida pelo Bispo D. António Luciano.

O Bispo de Viseu, unido ao povo de Deus que lhe está confiado, ofereceu as suas orações e sacrifícios pelo dom da vida, saúde e pontificado do Papa Francisco, a quem deseja as maiores felicidades e graças de Deus para o seu ministério como Pastor da Igreja Universal.

Na homilia, o Bispo recordou estes 11 anos do sumo pontífice, “apelidado como pastor universal junto das pessoas, dos pobres, dando voz aos que não têm voz, rosto aos que não têm rosto, num percurso marcado pela preocupação com a renovação da Igreja e a atenção ao mundo e às crises sociais, económicas, políticas e humanas que afetam os vários continentes, com apelos veementes à paz, ao fim das guerras, ao diálogo, à fraternidade social e a toda a espécie de valores tão necessários à sociedade em que vivemos”.

Na sua intervenção, relembrou, ainda, que “o Papa anuncia a alegria do Evangelho e denuncia as injustiças do mundo, convidando a Igreja a renovar-se pelo caminho da sinodalidade em comunhão, participação e missão”.

“Rezemos pelo Papa Francisco, o grande baluarte dos valores, da verdade e do sentido da esperança no nosso tempo, para que Deus lhe conceda força, saúde, paz e vida longa, com a proteção de São Pedro, São Paulo, São José e da Santíssima Virgem para continuar a conduzir a Igreja de Cristo pelos caminhos da renovação cristã, da alegria, do diálogo, da escuta, da esperança e da paz”, concluiu.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa