Na semana passada, de 26 a 28 de março, o Seminário de Viseu recebeu cinco jovens para o “Encontro de Páscoa do Pré-Seminário”, que se traduziu em várias experiências enriquecedoras junto da comunidade, mas também em momentos de oração, com destaque para a participação na Missa Crismal, que teve lugar na Sé de Viseu.

O programa deste Pré-Seminário, intitulado “Cristo ama-te! Por onde O procuras?”, abrangeu os “P’s da perdição” (possuir, prazer, poder) e os “P’s da Páscoa” (partilha, pureza, pequenez), através da vivência dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência. Neste âmbito, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer várias realidades locais junto da Cáritas Diocesana de Viseu, das Monjas Concepcionistas Franciscanas de Santa Beatriz da Silva e através de um encontro com o Bispo da Diocese, D. António Luciano.

Para o jovem Rodrigo Henrique, de 13 anos, da Paróquia da Ínsua (Penalva do Castelo), esta foi a primeira vez que participou num encontro do Pré-Seminário. Foi através do padre da sua paróquia e do responsável do grupo de acólitos que teve conhecimento do mesmo e a experiência foi tão boa que diz que no Verão será para repetir. A ele juntaram-se os jovens Francisco Ferreira, de 14 anos, da Paróquia de Abraveses; Rodrigo Oliveira, de 19 anos, da Paróquia de Lordosa, (ambos de Viseu); Luís Fernandes, de 20 anos, da Paróquia de São Joaninho (Santa Comba Dão) e Pedro Simão, 15 anos, da Paróquia de Campo de Besteiros (Tondela).

Todos os jovens foram unânimes ao dizer que “se trata de uma experiência enriquecedora”, tanto pela visita às instituições locais, como pela participação nos vários momentos de oração e celebração vividos nesta Semana Santa”, nomeadamente a recriação da Via-Sacra, em conjunto com os Jovens da Ação Católica Rural, a oração das Laudes e a celebração da Missa Crismal. O convívio entre os jovens é também uma mais-valia que todos destacam como sendo “muito positivo”.

Luís Fernandes, que já participou em vários encontros, refere que “volta sempre pela experiência, porque a vocação é uma caminhada”. “Os encontros são sempre enriquecedores e nunca há pré-encontros do seminário iguais”, explica.

O Padre António Jorge, responsável pelo Pré-Seminário em conjunto com os Padres João Zuzarte e José Mota, destaca a importância destes encontros do pré-seminário para o percurso dos jovens, “permitindo-lhes descobrir a experiência do seminário, conciliando a dimensão espiritual, humana e relacional, ao mesmo tempo que convivem e interagem com a comunidade local, numa perspetiva religiosa, mas também cultural”.

CategoryDiocese, Viseu