A cidade de Viseu vai receber, no dia 6 de abril, a Caminhada Pela Vida, que se trata de uma manifestação pública e pacífica em defesa da vida, dos seus valores básicos e de alerta para com todas as situações em que a vida é colocada em causa ou gera desespero por não ser protegida, acarinhada e desejada.

Esta iniciativa, organizada localmente pela Associação de Defesa e Apoio à Vida (ADAV) de Viseu, é aberta a todos os que queiram participar, congregando pessoas e organizações de distintas proveniências, numa pluralidade de expressões e afirmação do primado da vida e da dignidade humanas sobre todas as circunstâncias.

A concentração está marcada para as 14h30, no Campo de Viriato, e meia hora mais tarde, os participantes vão percorrer as ruas da cidade até ao Rossio.

Neste dia, Viseu junta-se assim às cidades de Lisboa, Aveiro, Porto, Braga, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Santarém, Beja, Faro e Lamego que vão caminhar para defender o respeito por toda a vida humana, desde a conceção até à morte natural.

“Entendemos que estas manifestações são importantes para, de uma forma visível, defender o direito de todos à vida com dignidade e, por isso, apelamos à presença de todos os que querem defender e cuidar da vida humana, desde a sua conceção até à morte natural”, explica Ângela Almeida, uma das responsáveis pela organização da caminhada em Viseu.

A Caminhada pela Vida surgiu em 1998 em Portugal, por ocasião do primeiro referendo do aborto. Em 2012 a Federação Portuguesa pela Vida tomou a decisão de realizar anualmente a Caminhada pela Vida. Se, no início, a Caminhada se realizava em Lisboa, ao longo do tempo, assistiu-se à sua expansão geográfica. Foram-se unindo as cidades de Aveiro e Porto, Braga e Viseu, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda e Santarém e, este ano juntar-se-ão, ainda, Beja, Faro e Lamego.

Em Viseu a primeira caminhada realizou-se em 2007 e para o ano, 2025, está de regresso no dia 29 de março.

CategoryViseu