Cerca de 30 jovens responderam ao chamamento da recente equipa nomeada para a Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu – Serviço Diocesano da Juventude –,  na Semana de Oração pelas Vocações, e juntaram-se num encontro, nos dias 19 e 20 de abril, no Seminário de Viseu, com o objetivo de escutarem, partilharem, refletirem, rezarem e darem o seu testemunho, para em conjunto definirem objetivos para o futuro da Pastoral, através de um caminho sinodal.

Neste encontro, onde estiveram também presentes os quatro seminaristas da Diocese, propuseram à Pastoral Juvenil várias ideias que gostariam de vir a concretizar, nomeadamente: encontros de jovens por arciprestados; retiro dedicado aos jovens antes do crisma; caminhadas; animação mensal da eucaristia na prisão; convívios e atividades de cariz voluntário; e uma festa de encerramento da catequese que pudesse envolver também a comunidade.

Tiago Albuquerque, de 19 anos, da Paróquia de Rio de Loba, presente neste encontro, realçou a importância das propostas sugeridas pelos vários arciprestados “com vista a um trabalho conjunto”. “Conseguimos ter ideias e pensamentos diferentes, de pessoas com vários conhecimentos, que partilhados podem unir ainda mais o grupo de trabalho”, realçou.

Esta caminhada conjunta foi também enaltecida por Joel Melo, de 27 anos, da Paróquia de Lordosa. “É bom perceber que estamos a caminhar juntos, na mesma direção, e que os obstáculos que enfrentamos não são exclusivos da nossa paróquia, mas que são transversais a outros arciprestados e que o caminho faz sentido se o percorrermos juntos”.

A importância do trabalho conjunto foi também realçada por Benedita Nogueira, de 15 anos, da Paróquia de Vila Chã de Sá, que destacou este encontro como “um convívio interessante” e “uma boa oportunidade para conhecer novas perspetivas de outras paróquias e ideias para projetos futuros”.

Encontro foi de diálogo e de escuta

O Padre Paulo Domingues e Marisa Santos, membros do Serviço Diocesano da Juventude, agradeceram o trabalho desenvolvido pela anterior equipa e querem continuar a trilhar o caminho junto com os jovens. “Este foi um encontro de diálogo, de escuta, de testemunho e de oração, para percebermos aquilo que os jovens querem e o que é que a Igreja quer para os nossos jovens. Pesando também o tema da Semana da Oração pelas Vocações, ‘Para quem sou eu’, abordámos para quem é a Pastoral Juvenil e para quem estamos a viver, sendo que a grande questão que foi colocada neste encontro foi ‘E agora o que fazer?’”, contextualizou o Padre Paulo Domingues.

O responsável realça que “quanto mais os jovens estiverem envolvidos e embrenhados na Igreja, nas atividades, na oração e na partilha, mais se sentem responsáveis e corresponsáveis por eles e pelos jovens das suas paróquias, catequeses e movimentos”. “O Papa diz-nos que é essencial escutarmos. E, quanto mais diálogo conseguirmos ter com os jovens, mais compreendemos aquilo que os jovens querem para a nossa Diocese”, complementa.

Marisa Santos, reforçou que existe a vontade de construir e trilhar caminho com os jovens, daí este primeiro encontro ter sido de escuta. “O grande objetivo deste encontro foi escutar, para percebermos quem são, de onde vêm, o que lhes faz sentido, quais são as dificuldades que eles sentem e as atividades que gostarão de realizar, ouvindo as suas sugestões. Durante estes dois dias escutámos, partilhámos, demos testemunho e construímos caminho”, realçou. A responsável acrescentou, ainda, que o objetivo da missão diocesana é “também existir descentralização e a equipa ir ao encontro das pessoas aos vários arciprestados, de forma a perceber as necessidades, localmente, e levar a boa nova pela ação”.

Este encontro ficou também marcado pela presença do Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que felicitou a Pastoral Juvenil por esta iniciativa e os jovens por terem comparecido. “Vocês são fermento que agora vão levar aos arciprestados e àqueles que não estiveram aqui presentes esta energia nova da equipa da pastoral que, como diz o Papa, quer abarcar a todos, quer seja no grupo de jovens, no escutismo, no grupo coral, como junto dos catequistas e acólitos”, disse, dirigindo-se aos jovens.

Enquadrando este encontro na Semana de Oração pelas Vocações, o Bispo alertou que “não há vocações se não houver cristãos e gente empenhada”. “Faço votos que hoje, com os seminaristas, seja o relançamento também para um futuro promissor, até porque os seminaristas vão ser futuros sacerdotes e eles próprios serão um elemento chave da pastoral da Igreja, como pastores dinâmicos, acolhedores, próximos dos jovens que os entendem, os escutam e os ajudam”, frisou o Prelado, pedindo que todos contribuam para “manter a chama acesa”.

Neste encontro foi ainda apresentado o novo logótipo do Serviço Diocesano da Juventude, que integra os elementos: cruz, juventude, caminho e a Santíssima Trindade.

Atividades da Pastoral Juvenil

Nos dias 4 e 5 de maio, a Pastoral Juvenil vai estar presente no encontro “Fátima Jovem”. No dia 15 de junho, a nova equipa vai reunir com os coordenadores da Pastoral Juvenil de cada arciprestado, às 14h30, em Nelas. Também nesse dia, às 21h00, vai decorrer o Festival Diocesano da Canção com o tema “Compartilhar”, que vai culminar com o Festival Nacional, nos dias 26 e 27 de outubro, em Lamego.

Nos dias 23 e 24 de novembro, vai celebrar o Dia Mundial dos Jovens, que coincide com a solenidade de Cristo Rei.

De 28 de julho a 3 de agosto, do próximo ano, a Pastoral vai participar no Jubileu dos Jovens em Roma.