A Sé de Viseu acolhe, no próximo domingo, dia 28 de abril, às 14h30, a Eucaristia dos Finalistas e Bênção das Pastas, uma celebração tradicional que marca um momento importante na vida académica dos estudantes universitários, com o término do curso, que será presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu.

Esta iniciativa está a cargo da Pastoral do Ensino Superior, que explica que “o objetivo vai além da mera celebração, proporcionando, acima de tudo, um espaço de reflexão e fortalecimento espiritual para os estudantes, incentivando-os a encarar os próximos passos com coragem e determinação”, refere o Frei José Carlos, coordenador e assistente espiritual da Pastoral do Ensino Superior.

Quanto ao impacto desta celebração nos estudantes, o responsável explica que “é notável a sensação de união e comunhão que ela promove”, envolvendo também as famílias. Também, para quem celebra esta eucaristia, o momento fica marcado na memória e no coração. “A mim marca-me, todos os anos, quando passo com o senhor Bispo no meio dos jovens a abençoar e vejo como a maioria mistura a água, com que o senhor Bispo os asperge, com as próprias lágrimas. Muitos relatam sentir-se revigorados espiritualmente e encorajados para enfrentar os desafios que virão após a formatura. Além de ser um momento de gratidão pela conclusão de uma etapa tão significativa, é também uma oportunidade para os estudantes expressarem sua fé e receberem uma bênção especial para os desafios que os aguardam no futuro”, realça.

A Pastoral do Ensino Superior tem, também, nos últimos anos, realizado a Bênção dos Caloiros, com o objetivo de promover um contacto com os jovens no início do seu percurso académico no ensino superior.

O número de estudantes presentes na eucaristia tem-se mantido ao longo dos anos.

CategoryBispo, Diocese, Viseu