Mais de 80 jovens do Arciprestado de Besteiros participaram num encontro de preparação para o crisma, no passado dia 20 de abril, em Mosteiro de Fráguas, com o tema “Eu digo sim”, acompanhados pelos seus catequistas, tendo também comparecido padres, diáconos e o Bispo da Diocese, D. António Luciano.

A preparação e dinamização da atividade esteve a cargo da equipa da Pastoral Juvenil e Vocacional dos Missionários Claretianos, composta pela animadora Joana Santos, pelo estudante claretiano, Vítor Barbosa, e pelo Padre Miguel Lemos, vigário paroquial de Tondela, sob a coordenação do Padre Victor Portugal, pároco de Tondela.

Depois da apresentação inicial, os crismandos fizeram um jogo de “quebra-gelo”, que permitiu um primeiro contacto direto e a interação entre os participantes, seguindo-se a constituição dos grupos, a quem foi atribuído um animador/a.

De seguida, participaram num peddy-paper, que englobou o percurso entre a Capela de S. Macário, o campo de futebol e a Igreja Paroquial. De acordo com o Padre Victor Portugal, esta atividade abordou os temas “encontro e reflexão relacionados com a família, eu, o outro, Deus, o futuro e o compromisso”.

O almoço, que se traduziu num momento de partilha e convívio, teve lugar no parque do Senhor dos Aflitos, num ambiente de serenidade e de confraternização, com muita animação e música.

Da parte da tarde, os jovens receberam a visita do Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que lhes dirigiu uma palavra amiga e fraterna de Pastor, falando-lhes da importância deste momento na caminhada da fé na preparação para o crisma, tendo citado o Papa Francisco, com expressões da exortação Cristo Vive: “Deus ama-te”; “Cristo deu a vida por ti”; e “Ele vive em ti”.

O Bispo participou ainda na distribuição do trabalho de grupo sobre os sete dons do Espírito Santo, tendo estado também no plenário, realçando a participação, criatividade e encenação dada às respostas que foram pedidas, partilhadas no salão paroquial de Mosteiro de Fráguas, onde também foram ensaiados os cânticos para o momento de oração “Abrasa”, que decorreu na Igreja Paroquial.

D. António Luciano felicitou os jovens pelo trabalho criativo e desejou-lhes as maiores felicidades até ao dia da celebração do crisma, agradecendo aos párocos, diáconos, catequistas e animadores pela atividade realizada.

A importância da presença do Bispo foi realçada pela equipa responsável pela organização. “Foi muito gratificante e confortante a sua presença, tendo dirigido aos presentes uma mensagem de gratidão, de confiança, de esperança e de encorajamento. O Bispo apelou a que sejamos peregrinos da esperança, num mundo cheio de contrariedades e de esvaziamento do sentido da vida. Reforçou que é preciso darmos razões da nossa fé, esperança e amor nos ambientes em que vivemos, com a certeza de que as raízes da nossa alegria e fé cristãs estão em Jesus Cristo, Redentor do Homem, e no conhecimento e prática dos valores do Evangelho”, frisou o padre Victor Portugal.

O encontro culminou com um momento de adoração diante do Santíssimo Sacramento, onde todos puderam fazer a experiência de se sentirem “abrasados” pelo fogo do Amor de Deus, na presença de Jesus Cristo, o Vivente.

“Através dos cânticos, da leitura e meditação da passagem evangélica do Pentecostes e do silêncio contemplativo, envolvidos por um cenário típico da oração de Taizé, os jovens foram animados e desafiados a serem discípulos missionários, acolhendo os dons do Espírito Santo que vão receber no grande dia da Confirmação”, acrescentou o Padre Victor Portugal.

O responsável realçou que “foi um dia muito marcante, desafiante e gratificante para todos”. “Fez reavivar a consciência de que somos de Cristo e que pertencemos à Igreja “Una, Santa, Católica, Apostólica, Romana”. Por isso, cada um é chamado a dizer: sim!”, referiu. O Padre deixou, ainda, “um agradecimento aos párocos e catequistas do Arciprestado de Besteiros pela organização, à equipa da PJV dos Missionários Claretianos pela proposta e dinamização da atividade, à União de freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas pela disponibilização e cuidados do espaço exterior, e ao Padre Sérgio Pinho pela atenção e colaboração por todo o apoio prestado à equipa dinamizadora”.[/column]

CategoryBispo, Diocese, Pastoral