O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, participou, em conjunto com os restantes bispos de Portugal, na visita ‘Ad Limina’, de 20 a 24 de maio, que contemplou reuniões com os organismos centrais de governo da Igreja Católica, os Dicastérios da Santa Sé, celebrações nas quatro basílicas maiores de Roma, um encontro com a comunidade portuguesa na cidade e uma audiência conjunta com o Papa Francisco.

Para D. António Luciano, esta visita foi vivida com “espírito de missão e comunhão em sinodalidade entre as dioceses”, que se constituiu como “um momento de revigorar a fé, descobrir novos caminhos para dar mais sentido à vida e à ação da Igreja, numa atenção grande à transmissão da fé às crianças, jovens e adultos”.

A preocupação com os sacerdotes, os diáconos, os consagrados e os leigos foi um tema recorrente nas instâncias próprias, assim como a promoção da Pastoral Vocacional e os desafios para a formação sacerdotal no momento atual da Igreja.

“A atenção a todos, os pobres, migrantes, marginalizados, num espaço novo de cultura e de integração eclesial é um desafio para a Pastoral da Igreja”, realça o Bispo.

Outro dos assuntos abordados foi o dos processos de beatificação e canonização em curso, na Causa dos Santos, que são 32 referentes a 13 dioceses. No que respeita à Diocese de Viseu, está em curso o processo de canonização da Beata Rita Amada de Jesus, tendo sido ontem, dia 28 de maio celebrado o aniversário da beatificação que já aconteceu há 18 anos. “O passo importante neste momento é dar a conhecer a sua vida, a heroicidade das suas virtudes e pedir a Deus, pela sua intercessão, a graça de um milagre”, refere o Bispo.

Nesta visita foram também debatidos vários temas, tais como a sinodalidade, a evangelização, a transmissão da fé, a dificuldade de algumas Instituições de Solidariedade Social, os abusos sexuais na Igreja, a comunicação, educação e escolas católicas, seminários e vocações, as migrações, o diálogo cultural, a liturgia, a catequese, assuntos relacionados com a Concordata de 2004, o papel dos leigos nas comunidades e a ação missionária na Igreja, assim como a dinamização dos jovens.

Crédito foto: © Vatican Media

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa