Os sentimentos, as palavras, as orientações e as decisões decorrentes da visita “Ad Limina Apostolorum” a Roma de 20 a 24 de maio e a participação no primeiro Encontro Mundial das Crianças são um desafio para a missão e caminho pastoral a viver na Diocese.

Entreguei ao Papa Francisco as nossas intenções e preocupações, a certeza da nossa comunhão e oração como batizados desejosos de uma Igreja mais viva e renovada.

O tema da sinodalidade desafia os batizados a uma mudança de paradigma na vida cristã, articulando melhor a teoria do Evangelho com a prática das Bem-Aventuranças. Todos juntos somos chamados a fazer um caminho alegre, humilde, marcado por um serviço de proximidade e de esperança como discípulos missionários.

Sem missão não há conversão, sem fidelidade ao Espírito Santo não há verdadeira comunhão e a Igreja não cresce, nem se torna sinal universal de salvação.

O Ano da Oração em que pedimos a Jesus, que “nos ensine a rezar” e a vivência do 5º Congresso Eucarístico Nacional, eventos que nos ajudam a preparar com alegria e fé, o “Jubileu da Esperança 2025”. Os cristãos são chamados a  anunciar ao mundo a “Alegria do Evangelho” com sinais de esperança.

A visita dos Bispos Portugueses aos serviços da Cúria Romana foram um motivo de alegria e de esperança para a renovação da Igreja em Portugal. É preciso semear a esperança, viver a fé com alegria e testemunhar juntos a oração e o trabalho pela paz. Os encontros nos Dicastérios e Serviços da Cúria Romana decorreram com normalidade e responsabilidade como estava previsto, com apresentação de relatórios, em diálogo, partilha e recomendações para a renovação da Igreja portuguesa. As celebrações nas Basílicas de Roma foram um momento espiritual alto, muito rico quer na Basílica de São Paulo, fora de muros, na Igreja de Santo António dos Portugueses, na Basílica de Santa Maria Maior, na Basílica de São João de Latrão, Igreja Mãe de todas as Igrejas e para terminar junto do túmulo do Apóstolo São Pedro, no Vaticano.

A visita “Ad Limina” teve o seu coroamento com a celebração da Eucaristia junto do túmulo do Apóstolo São Pedro e o encontro com o Papa Francisco no Palácio Apostólico durante cerca de duas horas.

O Encontro com o Santo Padre foi uma experiência única de fé, de comunhão e de expressão da unidade com o sucessor de Pedro. Momentos cheios de luz, de ensinamentos, de proximidade, de amor e de gratidão.

Entreguei-lhe os cumprimentos, as orações e a expressão de fidelidade do Povo de Deus da Diocese de Viseu. Falei-lhe das preocupações e esperanças de todos os cristãos, sacerdotes, diáconos, consagrados, seminaristas e leigos. Levei-lhe os sonhos das crianças, dos adolescentes, dos jovens, das famílias, dos que sofrem, dos migrantes, das pessoas de boa vontade e do Grupo Infantojuvenil da Paróquia de Abraveses, Viseu, acompanhados dos seus pais e catequistas, participantes na primeira Jornada das Crianças. Foi uma festa de alegria, de paz, de música e de cultura com o ´Papa Francisco durante o sábado no Estádio Olímpico de Roma.

Foi um dia único, feliz, emocionado, e marcante onde o Papa Francisco evidenciou o dom da alegria e da paz que Jesus ofereceu a toda a humanidade. O Papa respondeu às perguntas das crianças e deu a todos razões de esperança num mundo novo e de paz: “Somos felizes porque acreditamos”.

O tema da alegria e da paz ressoaram muitas vezes no discurso e na música, onde se encontravam mais de 70.000 mil crianças acompanhadas de seus pais, catequistas, familiares e amigos. Uma festa de alegria, um hino à vida, um desafio ao fim da guerra, um convite à Igreja e à humanidade para seguir as palavras de Jesus e trabalhar pela paz com humildade.

Foram momentos intensos de oração, escuta e partilha na “comunhão, participação e missão”.

Juntos em caminho Sinodal descobrimos a riqueza, a responsabilidade e a grandeza da missão Episcopal em favor do Povo de Deus, que nos está confiado.

Nossa Senhora caminhou sempre connosco, entusiasmando-nos a peregrinar juntos: todos, todos, todos com os jovens marcados pela JMJ, todos guiados pelo Espírito Santo, que nos oferece a vida nova.

Vivamos com alegria e em festa a Solenidade de Corpo de Deus nas nossas comunidades em caminho para o Congresso Eucarístico Nacional, que se celebra de 31 de maio a 2 de junho em Braga.

Rezemos pelas intenções do Papa Francisco, pelas da Igreja e por todos nós, de modo a viver sempre a alegria de “Partilhar o Pão, Alimentar a Esperança. Reconheceram-n´O ao partir do pão” (Lc 24,35).

Renovemos a nossa vida espiritual na comunhão com Jesus presente na Santíssima Eucaristia e na celebração da missa em cada domingo.

António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa