Durante o dia de ontem, foi celebrada a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Da parte da manhã, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu à celebração da missa, na Sé de Viseu, e da parte da tarde a procissão percorreu algumas ruas da cidade, saindo da Igreja Paroquial de São José em direção ao adro da Sé.

Foram centenas os fiéis que se juntaram à procissão, que contou com a presença do Bispo e de alguns padres, consagrados e leigos. Estiveram também presentes movimentos, associações e obras, principalmente escuteiros e guias, e crianças que celebraram a Primeira Comunhão.

O cortejo foi também composto pelas Irmandades da Misericórdia, da Ordem Terceira do Carmo, da Ordem Terceira de São Francisco e pelas das paróquias de Abraveses, Campo de Madalena, Fragosela, Orgens, Ranhados, Repeses, Rio de Loba, Santa Maria (Sé) e São Salvador.

Durante a homilia, D. António Luciano referiu que “a liturgia fala-nos da caminhada que fez o povo de Israel ao atravessar o deserto e o modo como acolheu o ensinamento de Moisés para celebrar a Páscoa”. “A Eucaristia é o acontecimento pascal, que todos devemos celebrar com fé e ação de graças para nos fazer entrar em cada dia em comunhão com Deus, pois em cada Missa Jesus oferece de novo ao Pai o sacrifício agradável, puro e santo. É por isso que, em cada celebração da Eucaristia, Jesus nos alimenta com o pão vivo descido dos céus e nos santifica com o seu próprio sangue”, disse.

O Bispo recordou aos presentes a realização do 5.º Congresso Eucarístico Nacional, com o tema ‘Partilhar o Pão. Alimentar a Esperança. Reconheceram n’O ao partir do pão’, que começa amanhã, dia 31 de maio, tratando-se de “um motivo de alegria para todos os batizados”. “Que as nossas paróquias e as nossas comunidades fiquem todas mais revigoradas, sejam verdadeiramente eucarísticas e deem muitos frutos de amor, caridade, humildade, fé, esperança e de paz ao nosso mundo”, frisou.

Para D. António Luciano, a “Eucaristia é a verdadeira Escola do amor de Deus para com toda a humanidade”. “Deus amou tanto o mundo, que lhe deu o Seu próprio Filho, para que todo aquele, que n`Ele acredita não pereça, mas tenha a vida eterna. Na Cruz Jesus entregou-se e morreu por todos nós, para na Eucaristia o Sacramento da Redenção se oferecer à humanidade como o Caminho, a Verdade e a Vida”, afirmou, citando o Beato Carlo Acutis: “A Eucaristia é a minha autoestrada para o Céu”.

Durante a celebração, o Prelado relembrou o Dia Mundial da Criança, que se comemora amanhã, dia 1 de junho, e “que deve ser vivido com o olhar de Jesus, a proteção e o cuidado de Nossa Senhora de modo que todas as crianças do mundo sejam felizes e cresçam em segurança e em paz”.

Relembrando, ainda, as crianças espalhadas pelo mundo inteiro, que celebram neste dia a festa da Primeira Comunhão, deixou-lhes uma mensagem: “Que sejam muito felizes ao receber Jesus na Eucaristia pela primeira vez”. “Rezemos pelas crianças, pois todas têm direito a um ambiente familiar saudável e protegido por parte das autoridades e adultos. A família é a primeira escola das crianças e o melhor lar para os idosos”, salientou.

O Bispo agradeceu a todos a sua presença e recordou que, tal como o Papa Francisco disse, “a igreja é uma casa de portas abertas” e que a Sé de Viseu é um exemplo disso mesmo.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu