Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Reconhecer a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Verbo de Deus Encarnado no seio de Maria, a maior riqueza do mistério da nossa fé e a Luz do Mundo.

Jesus nasceu na cidade do pão, para se fazer nosso alimento na Eucaristia, a razão de ser da nossa vida cristã, a esperança jubilosa “para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com Jesus, “porta” de salvação(cf. Jo 10, 7-9)”; (Papa Francisco. A Esperança não Engana, 1).

Na esperança, do penhor da futura glória, a Igreja vive como peregrina, animada por Jesus presente na Santíssima Eucaristia, alimenta-se da Palavra do Verbo, comunga o Pão Vivo descido dos céus e deixa-se guiar pelo Espírito Santo, que renova todas as coisas.

É no amor, na comunhão, na unidade e na vida da Santíssima Trindade, que reside a fonte de água viva, que corre como manancial de graça da Eucaristia para fertilizar a vocação cristã e renovar a vida da Igreja, saciando a fome da humanidade.

O 5º Congresso Eucarístico Nacional celebrado em Braga de 31 de maio a 2 de junho foi um dom inesquecível para todos aqueles que nele participaram. O seu vasto e recheado programa de conferências, testemunhos, celebrações, workshops, festa, adoração, partilha sobre a Eucaristia, a Comunhão, o Pão Partido, a Esperança, o Alimento, a Espiritualidade, a Santidade e a vida da Igreja fizeram deste evento uma realização com sentido profético, memória agradecida, ação de graças e festa do amor de Deus.

O tema foi desenvolvido por um grupo de especialistas que deixaram o coração dos participantes cheios de vida, alegria e esperança. Da Diocese de Viseu participou um grupo significativo, a quem agradeço todo o seu empenho e testemunho. Tenho pena, que não tenha havido uma participação maior de fiéis da Diocese: de Ministros da Celebração da Palavra na Ausência de Presbítero, de Ministros Extraordinários da Comunhão, responsáveis pelo Apostolado da Oração e Movimentos Eucarísticos. Espero, que num próximo encontro nacional ou jornada semelhante organizemos as nossas vidas e participemos mais. Estas Jornadas e Congressos fazem-nos sempre bem e são sinal da vitalidade cristã das nossas paróquias. Foi dito pelos responsáveis da Organização, que um Congresso Eucarístico é um evento do Povo de Deus, que se reúne à volta de Jesus Cristo, presente na Santíssima Eucaristia. A nossa vida de batizados alimenta-se com o seu próprio Corpo, que nos ensina a partilhar o pão com a humanidade faminta.

A realização deste Congresso foi marcado pela comunhão, unidade, sinodalidade, estudo, reflexão, celebração, oração, louvor e festa da Igreja, que peregrina em Portugal, mostrando a todos a importância e atualidade do tema: “Partir o Pão. Alimentar a Esperança. Reconheceram n`O ao partir do pão”.

O ícone dos discípulos de Emaús alegra o coração de todos os batizados, ilumina a fé da Igreja em Jesus Ressuscitado, que alimenta os fiéis com o Pão da Vida e sacia a multidão faminta.

Na Eucaristia Jesus abre o Seu Divino Coração como  fonte de água viva e esperança para matar todas as sedes e renovar as comunidades cristãs, centrando-as mais na celebração do mistério Pascal, para viverem e saborearem Jesus na fração do pão em cada domingo.

Oxalá, que o Congresso Eucarístico represente um “passo em frente” pedido pelo Papa Francisco, para a renovação da Igreja em Portugal.

Todos os fiéis, pastores, consagrados e leigos, esperamos que este Congresso Eucarístico produza muitos frutos na nossa vida de modo especial nas crianças e nos jovens.

Estamos a viver um Ano dedicado à Oração, preparando o Jubileu da Esperança de 2025 e na próxima Sexta-Feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebramos a Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, dia também do Apostolado da Oração.

Como diz o Papa Francisco, “a esperança nasce do amor e funda-se no amor que brota do Coração de Jesus trespassado na Cruz: Se de facto, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com Ele pela morte de seu Filho, com muito mais razão, uma vez reconciliados, havemos de ser salvos pela sua vida” (Rm 5,10); (A Esperança não Engana, 3).

Convido todos os pastores, consagrados e leigos a viver com alegria e fé a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus rezando pela santificação dos sacerdotes, perseverança dos seminaristas, aumento das vocações e pela santificação dos membros do Apostolado da Oração, renovação da Igreja, das famílias e pela paz no mundo.

Digamos com fé: “É preciso que Jesus Reine”. Agarrados à âncora da esperança e da confiança rezemos: “Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o vosso Reino”.

Como nos ensinou são Paulo VI: “A Eucaristia é o maior dom do Coração de Cristo”. Ofereçamos ao mundo de hoje a riqueza e o tesouro do Coração do próprio Cristo.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: