A Diocese de Viseu, em conjunto com as dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco, volta a promover as Jornadas de Formação do Clero, que se vão realizar de 28 a 30 de janeiro, em Fátima.
Aos cerca de 30 inscritos da Diocese de Viseu vão juntar-se 125 das restantes dioceses que, em conjunto, vão refletir sobre o tema “A comunicação da fé em tempos de mudança”.
Esta formação, destinada aos sacerdotes e diáconos, vai realizar-se sob o mote de S. Paulo ‘Acreditei, por isso falei (2Cor 4,13)’, fazendo uma análise deste tempo pós-cristão para depois recordar como a fé se comunicava nos inícios do cristianismo e, assim, perceber melhor como se concretiza hoje este processo de iniciação à fé e integração comunitária.
Os trabalhos vão decorrer no Centro Pastoral Paulo VI e, no primeiro dia, o teólogo português João Manuel Duque vai fazer uma análise destes tempos pós-cristãos em perspetiva de nova oportunidade para a fé. No segundo dia, Maria José Schultz Montalbetti revisita os inícios da comunicação da fé. No terceiro dia, o pastoralista espanhol Juan Carlos Carvajal Blanco aborda o processo de iniciação à fé e à vida missionária.
Nos dois primeiros dias, haverá também, da parte da tarde, quatro ateliês temáticos, onde se poderá dialogar em espírito sinodal.
A comunicação da fé e novos contextos, como a inteligência artificial, as redes sociais, multi-identidades e multiculturalidades vão marcar as oficinas do primeiro dia, enquanto que no dia seguinte o foco vai ser na Pastoral de Gestação, na Catequese Familiar, no Ministério do Presbítero em contextos de mudança e na corresponsabilidade e nos ministérios laicais.
No último dia, à tarde, haverá um painel intitulado ‘Comunicação da fé e reorganização pastoral’ onde vão ser apresentados os testemunhos de duas dioceses que estão em processo de reorganização territorial e pastoral: a diocese espanhola de Mondoñedo-Ferrol e a Arquidiocese italiana de Spoleto-Norcia.
As duas noites das jornadas, em ambiente mais descontraído, serão uma oportunidade para escutar o testemunho de quem participou na XVI Assembleia Geral do Sínodo sobre a sinodalidade. Haverá, ainda, um momento de stand up comedy protagonizado por Tomás Rodrigues.