
O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), da Diocese de Viseu, promoveu o Encontro Interdiocesano dos Pequenos Mensageiros, da Zona Centro, no passado sábado, dia 12 de abril.
Neste encontro estiveram presentes 15 crianças, das Dioceses de Viseu, Coimbra, Portalegre e Castelo Branco, acompanhadas pelos catequistas e pais, que ao longo de todo o dia participaram em várias atividades no Seminário Maior de Viseu.
Sob o mote “Caminhar com fé, esperança e amor”, foi um dia repleto de dinâmicas, nomeadamente com a oração do terço encenada e a dramatização das aparições do Anjo e de Nossa Senhora, permitindo que as crianças e adolescentes vivam a experiência do carisma da Mensagem de Fátima como peregrinos de Esperança.
Cátia Inês, coordenadora do MMF a nível nacional, destacou que “foi um dia bem dinâmico”, com iniciativas que ajudam a “levar a Mensagem de Fátima às crianças e, através da mesma, levar as crianças a Jesus, com momentos de oração e que os ajudam a estar mais próximos da Eucaristia”.
Para Alzira Gomes e Arminda Santos, responsáveis do setor dos Pequenos Mensageiros da Diocese de Viseu, “foi um dia muito feliz”. “Conseguimos encontrar Jesus no rosto de cada um dos participantes, com uma alegria contagiante, que levam no coração e que vão transmitir e envolver todos aqueles que encontrarem nas suas vidas”, reforçaram.
“Enquanto responsáveis, ficámos muito felizes porque sentimos que essa luz está a ser levada. É uma luz que nos ilumina o caminho e que queremos também fazer com que as nossas crianças a sigam, consigam sentir e visualizar, desde logo nos outros e nas suas famílias”, reforçou Alzira Gomes.
Arminda Santos acrescentou, ainda, que “a Mensagem de Fátima é um caminho de esperança”, tendo como exemplo os Pastorinhos, e que tem de continuar a ser dado a conhecer a todos, desde pequenos. “Quando queremos divulgar a Mensagem de Fátima somos os braços estendidos dos Pastorinhos e de Nossa Senhora. Uma criança só pode viver esta Mensagem se tiver conhecimento sobre ela e estes encontros são importantes para isso”, reforçou.
Isabel Martins, presidente do MMF, realçou também a importância deste encontro que “cumpriu as expectativas e os participantes regressaram às suas casas mais entusiasmados, cheios de esperança e comprometidos”.
Os presentes receberam, ainda, a visita do Bispo de Viseu, no final da recitação do terço, tendo este recordado o pedido de Nossa Senhora, em Fátima, para se rezar o terço todos os dias. D. António Luciano explicou, a partir da citação “Eu sou a Senhora do Rosário”, a importância do rosário, como oração mariana, representada através do conjunto de 150 rosas oferecidas na oração a Nossa Senhora, lembrando os mistérios do rosário.
O Bispo referiu ainda os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos e explicou que o Santo Padre, o Papa João Paulo II, no ano do rosário, introduziu a enunciação dos mistérios luminosos. Aproveitou também o momento para evidenciar a atualidade da Mensagem de Fátima, na vida dos cristãos, dando alguns exemplos das Aparições do Anjo, em 1916, das Aparições de Nossa Senhora, em 1917, e das Aparições Cordimarianas, em Tuy e Pontevedra, das quais se está a celebrar o centenário.
“A Mensagem de Fátima é um conjunto de ensinamentos, orações e práticas penitenciais que estão de acordo com o anúncio do Evangelho”, enalteceu o Bispo, tendo ainda recitado a oração do Angelus junto da estátua de Nossa Senhora da Esperança, dinamizada pelas crianças e pelos seus responsáveis.
Terminou a visita com votos de uma boa Semana Santa e umas santas Festas de Páscoa, pedindo a todos “que se deixem iluminar pela luz que tão profundamente iluminou a vida da Senhora mais brilhante que o sol”.