
O Bispo de Viseu, D. António Luciano, benzeu uma imagem da Beata Rita Amada de Jesus, de maior dimensão, oferecida pelo Instituto Jesus Maria José, que ficará exposta ao culto no presbitério da Igreja Madre Rita, em Ranhados, Viseu.
A bênção aconteceu no passado sábado, 24 de maio, no início da celebração da Eucaristia da festa em honra de Nossa Senhora de Fátima, na qual foi também recordado o aniversário da beatificação da Beata Rita Amada de Jesus, que será comemorado amanhã, 28 de maio, assinalando-se assim 19 anos da sua beatificação.
A Eucaristia foi presidida pelo Bispo e concelebrada pelo Padre Abel Rodrigues, Pároco da Igreja Madre Rita, pelo Padre José Pedro, antigo Pároco desta comunidade, e pelo Pároco de Porangatu (Brasil), Eduardo Lustosa.
Durante a homilia, a partir da palavra de Deus, o Bispo convidou a assembleia presente a sentir-se amada por Deus e a viver a sua vocação, centrada no “amor que tudo transforma e vence”. “No meio das dificuldades e das provações da vida, saibamos recorrer ao amor misericordioso de Deus, à proteção de Nossa Senhora, que nos convida a rezar o terço todos os dias, e a imitar a vida da Beata Rita Amada de Jesus, como apóstola das famílias”, apelou D. António Luciano.
Ao falar da espiritualidade, como caminho de conversão, o Prelado apontou as linhas gerais de ação pastoral da Beata Rita Amada de Jesus, “que se tornam hoje atuais para a vida da Igreja e do Instituto Jesus Maria José”, pedindo orações para que, em breve, se concretize um milagre que leve à sua canonização.
O Bispo incentivou, ainda, todos os presentes, crianças, adolescentes, jovens e famílias, a tornarem-se evangelizadores nesta zona da cidade tão populosa.
Também as crianças da catequese participaram ativamente na Eucaristia, tendo lançado flores à imagem da Madre Rita e dedicaram duas canções a Nossa Senhora de Fátima.
Além das irmãs da Comunidade de Viseu, estiveram presentes a Superiora Geral do Instituto Jesus Maria José, Irmã Maria Fátima Tomazi, em representação do Governo Provincial, a Vice-Postuladora, Irmã Leonir Tomazi, e elementos da Coordenação Geral da Fraternidade Jesus Maria José.
De acordo com o Instituto, “este momento de fé e comunhão expressa a profunda espiritualidade que une o Instituto Jesus Maria José às raízes de sua fundadora, reforçando o compromisso com a missão evangelizadora em todas as partes do mundo”.
Após a celebração da Eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima, realizou-se a procissão das velas acompanhada pela Banda Filarmónica de Ribafeita, durante a qual foi recitado o terço.