Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Cerca de mil escuteiros, de 30 agrupamentos, participaram na Concentração Regional promovida pela Junta Regional de Viseu do Corpo Nacional de Escutas, em São Miguel de Vila Boa, concelho de Sátão.

Com o lema “Unidos na Esperança”, esta iniciativa, que teve a colaboração do Agrupamento 1032, decorreu no passado sábado, 24 de maio, e teve como objetivos celebrar e vivenciar o Jubileu e os 102 anos do CNE em Portugal.

O dia ficou marcado por várias atividades que permitiram aos escuteiros, das várias secções, ficar a saber mais sobre o Jubileu, acentuando vários aspetos importantes da vida cristã, como a liberdade, a alegria, o perdão e a reconciliação. Já a celebração da Eucaristia, da parte da tarde, realçou o que é esperado dos jovens “como peregrinos da Esperança”, tendo sido presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, na Capela de Nossa Senhora da Esperança.

O Bispo começou por agradecer a presença de todos, neste dia tão importante para os agrupamentos da Diocese de Viseu, tendo-os convidado, a partir do Evangelho, a abrir o seu coração a Deus. “Deus ama muito cada um de vós, deu a vida por vós na cruz e agora quer viver intensamente, no vosso coração, o amor que tem por cada um de vós”, disse.

O Prelado incentivou os escuteiros “a fazer sempre o bem e, em cada dia, uma boa ação a favor do próximo”. “Durante esta concentração diocesana tiveram a oportunidade de, em grupos, fazer a vossa peregrinação, refletir sobre o Jubileu de Esperança, conhecer a importância dos sinais jubilares e, de um modo particular, viver e testemunhar a riqueza desse sinal na interpelação dos jovens na Igreja. Sejam protagonistas do amor e semeadores de esperança em cada secção do escutismo em que vos encontrais”, apelou.

Pediu, ainda, aos sacerdotes, assistentes, à direção regional, aos chefes e dirigentes que “em comunhão com todos os escuteiros façam um verdadeiro caminho, juntos na busca de Jesus Cristo, na experiência Jubilar, em cooperação com as famílias, amigos e todos aqueles que proporcionaram este belo encontro”, reforçando que “o amor é a razão e o desafio de toda a vida cristã orientada para Jesus Cristo no serviço concreto aos irmãos”.

Na concentração regional estiveram presentes o Padre Daniel, assistente nacional, Padre Geraldo Morujão, assistente regional, o adjunto Padre José Luís, o Pároco Nino, o Diácono Alexandre Ribeiro, assistentes dos vários agrupamentos e também a comunidade local, assim como entidades autárquicas.

Paulo Esteves, chefe da Junta Regional de Viseu, congratulou-se com a grande adesão dos agrupamentos e do número de assistentes. “Foi um dia muito bom, onde todos vivemos momentos de partilha entre as secções e refletimos sobre as várias realidades, mais em concreto sobre o Jubileu de Esperança. Tivemos a participação de escuteiros dos 6 aos 25 anos, com uma grande representação da região”, realçou o responsável.

Na Diocese de Viseu, o movimento escutista continua a crescer com a entrada de novos elementos, que dará origem, em breve, a mais um agrupamento.

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: