Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

No próximo domingo, 1 de junho, celebra-se o Dia Mundial da Criança. Uma data que nos deve recordar sobre o valor sagrado que cada criança possui, um dom de Deus oferecido à humanidade através do amor e da generosidade dos seus pais.

Ser criança é algo maravilhoso, porque a vida humana renasce no desabrochar de um novo ser, que se desenvolve ao longo das etapas da vida e que deve ser amada, respeitada, protegida e amparada. Cabe-nos a nós, adultos, cuidar e protegê-las de todas as adversidades.

As crianças são a alegria da humanidade e da Igreja, onde há crianças há vida, família, escola, catequese, partilha, festa e, ao mesmo tempo, a humanidade renova-se.

Jesus disse: “Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque delas é o Reino dos Céus”. Ele esteve sempre próximo, chamou-as, ensinou-as, amou-as e pediu-nos para as acolhermos sempre à Sua imagem porque elas são o melhor que o mundo tem.

À semelhança de Jesus, a Igreja é chamada a fazer pontes, por onde as crianças devem fazer a sua caminhada. Convida-as a participar na catequese e a darem continuidade ao seu percurso cristão nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), disciplina que está a celebrar a Semana Nacional, de 25 a 31 de maio, e que se constitui uma oportunidade de reflexão, celebração e renovação do compromisso com uma educação que forma o coração, a consciência e o caráter, comprometidos com o bem comum.

O tema deste ano é “EMRC: cuidar a Esperança”, inspirado na Bula do Papa Francisco, que evidencia a importância de cuidar das gerações mais jovens, reconhecendo nelas o verdadeiro nome do futuro: “Esperança”.

Desafio o Secretariado da Educação Cristã e os professores de EMRC, em diálogo com as comunidades, a propor às crianças, adolescentes e jovens que se matriculem nesta disciplina, que tem uma dimensão abrangente na formação integral da pessoa humana.

Um percurso que tem vindo a ser feito, de forma integral, na nossa Diocese. Exemplo disso são as peregrinações a Taizé e, recentemente, o Jubileu da Educação Cristã, que se realizou no passado domingo, juntando perto de três mil crianças, jovens, catequistas, docentes e familiares na Mata e Estádio do Fontelo. As crianças viveram um dia único, com a celebração da Eucaristia muito participada por todos, seguindo-se um almoço de confraternização, e a entrada no Estádio por grupos de catequese paroquial, escolas e colégios, que animaram a festa e o convívio durante a tarde de domingo, passando por uma “Porta Santa”, símbolo do Jubileu.

Este encontro, de grande dimensão eclesial, é um sinal de que a catequese está viva na nossa Diocese, congregando muitas pessoas de boa vontade, nomeadamente párocos, pais e catequistas. Os professores de EMRC devem empenhar-se na transmissão da fé às gerações mais jovens.

Tudo o que fizermos de bem pela família, pelas crianças, adolescentes e jovens é um trabalho e investimento num futuro próximo, de modo a ajudar as novas gerações a olharem a vida com esperança, construindo projetos com valores humanos, cívicos e cristãos.

É no ambiente familiar e na comunidade de fé que a criança aprende a trilhar os caminhos do Evangelho e a crescer em graça e sabedoria, na harmonia de uma sociedade justa e igualitária.

Celebrar o Dia da Criança é também um lembrete para os governantes e responsáveis da sociedade reforçarem o compromisso com as políticas públicas, que protejam e promovam os direitos das crianças, pois a formação e a educação das famílias devem andar juntas: família, escola, igreja e sociedade.

Um feliz Dia da Criança a todas as crianças e rezemos juntos pelas que ainda não vivem com dignidade, que são vítimas de maus tratos, guerras, fome e doenças. Que todas possam vir a conhecer, um dia, um mundo livre, onde reine a paz e o amor.

António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: