
A Igreja do Seminário Maior de Viseu acolheu, ontem, 28 de maio, a habitual oração mensal orientada pelos movimentos e obras da Diocese.
Neste mês, dedicado a Maria, foi o Movimento Mensagem de Fátima (MMF) o responsável, enquadrando as preces nas comemorações marianas e também no contexto do Ano Jubilar de Esperança que estamos a viver.
Como “Peregrinos de Esperança”, os fiéis foram convidados a conhecer a Mensagem de Fátima, que apela “à experiência da fé, da paz, da conversão e da alegria em Maria”. Como gestos concretos, o MMF pede que rezem o terço diariamente, que participem na Eucaristia com mais devoção, ofereçam sacrifícios em espírito de reparação e cultivem a intimidade com Deus na oração silenciosa.
Ao rezarem o “Terço da Esperança”, que terminou com a oração Jubilar de Consagração a Nossa Senhora, os presentes uniram-se em oração aos povos de todos os continentes, confiando as súplicas à intercessão de Maria, Mãe da Esperança, para que Ela apresente ao Pai “as necessidades e desejos mais profundos”. “Que esta oração nos fortaleça, nos console e nos inspire a levar a esperança onde quer que estejamos”, frisou o Movimento.
Isabel Silva, presidente do MFF, realçou a importância de se transmitir a Mensagem de Fátima através de todas as atividades que o Movimento promove e nas quais também colabora. “Estamos a terminar o mês de Maria, um mês que foi muito intenso para o nosso Movimento. Demos apoio aos peregrinos a pé, promovemos o encontro dos Pequenos Mensageiros da Zona Centro, participámos na organização da Concentração Arciprestal Mariana e terminámos o mês com esta oração. Atividades que resultam do esforço dos membros que “fizeram um esforço com muito amor”.
Isabel Martins apelou ainda à importância de se fazer passar a Mensagem de Fátima e reiterou a disponibilidade do Movimento em se deslocar às paróquias para ajudar na divulgação, formação e, em conjunto com as crianças, orientar momentos de adoração do Santíssimo.
Esta oração mensal, que já acontece há dois anos, realiza-se sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês, às 15h00, e é aberta a todo o povo de Deus. O Padre Víctor Portugal, responsável pelo Departamento do Laicado, enaltece a importância deste encontro que “contribui para a participação e unidade dos consagrados e leigos”.