Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Ontem, 1 de junho, Domingo da Ascensão do Senhor, a Paróquia de São Salvador, em Viseu, acolheu o ‘Encontro dos Colaboradores da Missão Vicentina’, que juntou cerca de 40 pessoas de várias paróquias da Diocese de Viseu: São Salvador, Campo de Madalena, Orgens, Coração de Jesus, São Pedro do Sul e Castro Daire.

O encontro, que foi orientado pelo Padre Bruno Cunha, (vicentino), teve como tema “Lugares de Esperança”. Depois do acolhimento e apresentação dos participantes, seguiu-se a exposição, a partir da encíclica “Spe Salvi” do Papa Bento XVI, cujo objetivo foi apresentar os “lugares” de aprendizagem e de exercício da esperança.

Foi referido que “o primeiro e essencial lugar de aprendizagem da esperança é a oração, pois, quando já ninguém nos escuta, Deus ainda nos ouve, uma vez que o orante nunca está só. O segundo lugar de esperança é o nosso agir, na medida em que da nossa ação nasce esperança para nós e para os outros; uma esperança apoiada nas promessas de Deus que, tanto nos momentos bons como nos maus, nos dá coragem e orienta o nosso agir. O terceiro lugar de esperança é o sofrimento; sofrer com o outro, pelos outros; sofrer por amor da verdade e da justiça; sofrer por causa do amor e para se tornar uma pessoa que ama verdadeiramente. Finalmente, o quarto lugar de esperança é o juízo final, pois no juízo encontramo-nos com Aquele que nos ama e quer a nossa salvação e podemos ter a certeza de que o mal não terá a última palavra e de que a justiça e a misericórdia se encontram em Deus”.

Durante a exposição do tema, houve espaço para partilhas pessoais dos participantes, num ambiente de sinodalidade e fraternidade, propício ao aprofundamento da fé em comum.

De seguida, na Igreja de São Salvador, celebrou-se a Eucaristia do Domingo da Ascensão do Senhor, com uma palavra também a propósito do 59.º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Após a Eucaristia seguiu-se um tempo de convívio, à volta da mesa com um lanche partilhado entre todos, dando continuidade ao espírito de comunhão vivido durante toda a tarde.

Recorde-se que os Colaboradores da Missão Vicentina são um dos ramos da grande Família Vicentina, nascido da convicção de que ninguém pode ser verdadeiramente cristão sem viver o impulso missionário de seguir e anunciar Jesus Cristo, o enviado do Pai. Para isso, dedicam-se à obra missionária da Igreja, ao jeito de Vicente de Paulo, colaborando nas missões vicentinas, através da participação direta nas missões populares, do apoio às iniciativas missionárias e da comunhão através da oração”, explica o Secretariado da Missão Vicentina.

CategoryDiocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: