
A Festa das Cruzes, um evento com mais de 300 anos no concelho de Tondela, regressou ao Guardão no passado sábado, 31 de maio, com a presença de milhares de pessoas.
A celebração da Eucaristia foi presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, que destacou esta festa como um “encontro eclesial de fé e de oração”, que congregou 47 cruzes enfeitadas das paróquias de Guardão, Santiago de Besteiros, Santa Eulália (Campo de Besteiros) e Castelões.
As quatro localidades voltaram, assim, a juntar-se para cumprir a promessa de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua ajuda na expulsão dos mouros.
Durante a homilia, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, destacou a importância desta festa ligada “à prática das ladainhas e à bênção dos campos”, celebrada todos os anos por altura da Ascensão (40 dias depois da Páscoa), tendo durante a mesma apelado à vivência do Ano Santo Jubilar de Esperança.
“A Cruz tornou-se um ícone único e admirável da fé cristã e de Cristo, o crucificado, que morreu na Cruz e ressuscitou ao terceiro dia e, 40 dias depois, foi elevado aos Céus”, recordou o Bispo, acrescentando que “o valor do sinal da cruz é incomensurável” e liga-nos a Cristo, “que subindo aos céus de braços abertos manifesta-nos o seu amor, a sua misericórdia e dá-nos a sua bênção”.
Citando o Evangelho, D. António Luciano frisou que “o autor da redenção, Jesus, o Salvador do mundo, durante o percurso da sua vida terrena faz referência aos discípulos sobre o valor da cruz e do sofrimento, na união da sua própria vida ao Pai e, pela graça do Espírito Santo, a toda a humanidade”.
“Esta festa ancestral, centrada no mistério da cruz, mantém viva a fé dos nossos antepassados e nas cruzes, tão belamente adornadas, fazeis memória da ressurreição de Cristo que vence todo o medo, sofrimento e pecado. Daí esta festa se realizar no contexto da Solenidade da Ascensão de Jesus aos Céus”, disse, incentivando todos os presentes “a levar no coração a cruz de Cristo e a ser testemunhas no mundo do seu amor e da sua esperança”.
De acordo com o Pároco local, João Zuzarte, “apesar do tórrido calor que se fez sentir, cumpriu-se, com um balanço muito positivo, a Festa das Cruzes, nas encostas da serra do Caramulo”.
“Os rituais e toda a simbologia desta antiquíssima manifestação religiosa e cultural caminham com o tempo e continuam a atrair a visita de romeiros e peregrinos vindos de toda a parte. É por isso que, em cada ano que passa, com o esforço, espírito de sacrifício e dedicação das mordomias, dos muitos voluntários e pessoas altruístas, das quatro paróquias implicadas, temos vindo a melhorar os espaços e as condições logísticas num trabalho de rede com o Município de Tondela e com a junta de freguesia local, que muito têm apoiado”, acrescenta o Pároco.
O sacerdote diz ainda olhar para este evento festivo como um “laboratório de Sinodalidade”. “Sente-se um esforço comum e coletivo de colaboração e espírito de altruísmo onde os voluntários se implicam de igual modo colocando ao serviço os seus dons: uns no coro interparoquial, outros nas artes florais, outros na montagem das estruturas, na limpeza e preparação dos diversos espaços, outros no engalanar das cruzes e no seu transporte no dia da festa, e outros com os seus donativos”, refere. O Pároco enaltece, ainda, o clima de fraternidade, realçando que todas as tarefas têm o mesmo valor e a mesma importância para a realização do evento, pois todas as pessoas que colaboram são, de igual forma, fundamentais para o sucesso coletivo”.
Descerrada placa de inscrição no Inventário Nacional
Durante a festa, foi descerrada a placa que atesta a inscrição da Festa das cruzes no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial com a presença do Bispo, D. António Luciano, da diretora dos Serviços do Património e Instituto público, Maria Antonieta Amaral, da presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Borges, do vereador da Cultura, João Carlos Figueiredo, e do presidente da Junta de Freguesia do Guardão, Ricardo Loureiro, que apoiaram incondicionalmente a realização da mesma.
Galeria de fotos, da autoria do Município de Tondela, disponível no Facebook da Diocese de Viseu.