Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, instituiu o seminarista Francisco Ferreira, de 25 anos e natural da paróquia de Mangualde, no Ministério de Acólito.

A cerimónia foi celebrada na Igreja do Complexo de Mangualde, no sábado, dia 28 de junho, na presença de uma grande assembleia, que além de estar presente para testemunhar este momento de fé e vocação, foi ainda composta por cerca de uma centena de crismandos, acompanhados por familiares e catequistas, que receberam neste dia o Sacramento da Confirmação.

“A ti se confia o ministério de ajudar os presbíteros e os diáconos no desempenho das suas funções e de distribuir aos fiéis, incluindo aos doentes, como ministro extraordinário, a sagrada comunhão. Destinado de um modo particular a este ministério, procura viver cada vez mais do sacrifício do Senhor e conformar-te com Ele através da oração e da santidade de vida”, disse o Bispo ao novo acólito, durante a homilia.

D. António Luciano pediu ainda ao Francisco Ferreira para se esforçar “por viver unido a Cristo e a se oferecer todos os dias a Deus, como vítima espiritual que lhe seja agradável”. “Realiza o teu ministério junto dos irmãos de modo a formares com eles, cada vez mais, o Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. Vive sobretudo junto dos mais pobres, fracos, doentes e dos jovens e dá-lhes o testemunho de Cristo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei””, reforçou.

Aos 102 jovens e adultos que receberam o Sacramento da Confirmação, o Bispo pediu-lhes para se inspirarem no percurso do Francisco Ferreira e verem nele um exemplo de coragem ao seguir a sua vocação. “Que a tua fé, o teu exemplo, a tua alegria, a tua juventude e o gosto pela música ajudem muitos jovens a deixarem-se seduzir por Jesus Cristo e que tenham a tua coragem para deixarem tudo e O seguir, através da vocação sacerdotal, e que um dia venham a ser padres nesta Igreja diocesana”, realçou o Prelado.

O Bispo, que se referiu a este momento como um sinal de esperança para a Diocese e para a Igreja, agradeceu aos pais, à paróquia de Mangualde, aos párocos, ao Seminário Interdiocesano de São José, à Faculdade de Teologia, ao reitor, aos superiores, diretor espiritual, formadores, professores e a todos os amigos que ajudaram o Francisco Ferreira “a chegar a este dia”, assim como a todos os crismandos que receberam o novo Sacramento. Pediu, ainda, a todos os jovens “que sejam protagonistas da nova Evangelização” e que ajudem na “renovação das nossas paróquias, pois eles são os cristãos do amanhã”.

Para o jovem Francisco Ferreira, receber este Ministério é mais uma etapa concluída no seu caminho vocacional. “Com a minha instituição de acólito, inserida na celebração da Confirmação, senti que dei mais um passo no meu percurso vocacional. O facto de ter sido em Mangualde constituiu uma mais valia pois, desta forma, muitas pessoas que me viram crescer e que, inclusive, me ajudaram no meu discernimento vocacional puderam estar presentes”, realçou o jovem.

O seminarista reforçou, ainda, que através das palavras do Bispo, ao pedir aos jovens “que sirvam com amor e dedicação”, sentiu o convite que o Senhor lhe fez, “a estar próximo de todos e a levar-lhes o Pão da Vida”.

“Senti que, ao assumir na minha vida a lógica, não de um amor qualquer, mas do amor que se doa, também eu posso fazer um caminho de maior aproximação ao Senhor e aos meus irmãos, para assim poder contribuir para a edificação do Corpo Místico do Senhor que é a Igreja”, concluiu.

Galeria de fotografias disponível no Facebook da Diocese. 

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: