
O Agrupamento de Escuteiros 1106 Coração de Jesus, em Viseu, promoveu a IV caminhada cultural, com o tema ‘Caminhar com Esperança’, inspirada no Jubileu da Esperança que a Igreja vive este ano, tendo reunido cerca de 150 pessoas, na passada sexta-feira à noite, 27 de junho.
Um dos pontos de paragem foi na Casa Episcopal, onde os participantes tiveram a oportunidade de confraternizar, numa vertente de sentido eclesial, com o Bispo de Viseu, D. António Luciano. O Prelado deu os parabéns pela iniciativa, agradecendo a escolha da Casa Episcopal para um dos pontos do itinerário, e incentivou os participantes a viverem o Jubileu da Esperança, com sinais que marquem o seu encontro com o outro e com a Igreja.
Um momento de alegria que foi animado pelo Coro Infanto-Juvenil da Paróquia de Abraveses, que esteve presente na primeira Jornada Mundial das Crianças, em Roma, também eles símbolo da esperança.
“A caminhada é cultural e temática e, este ano, o tema ‘Caminhar com Esperança’ foi influenciado no Jubileu da Esperança. Nesse âmbito, decidimos ir a várias instituições da cidade, que na nossa opinião são promotoras de esperança ou nas quais a sociedade e nós, cristãos, depositamos esperança”, explicou Davide Costa, dirigente do Agrupamento 1106 Coração de Jesus.
Além da Casa Episcopal, onde, o Bispo é o símbolo da Esperança na nossa Diocese e representante da Igreja (onde os cristãos depositam a Esperança que vem de Jesus Cristo); os participantes visitaram a Escola Secundária Alves Martins (ensino como lugar de esperança); a Junta de Freguesia de Viseu e a Câmara Municipal (onde é depositada a esperança e grande responsabilidade nos governantes); e terminaram a caminhada na PSP (porque as forças de segurança também são esperança no combate à insegurança). Em cada um dos locais atuaram grupos musicais.
“Esta iniciativa teve ainda como objetivo criar uma parceria entre paróquias para dizer que caminhamos juntos e que, mesmo em Igreja, não estamos isolados”, acrescentou Davide Costa.
Esta caminhada esteve integrada na celebração do padroeiro da Paróquia de Coração de Jesus, tendo sido antecedida pela celebração da Missa solene, presidida pelo Pároco local, Cónego Jorge Seixas, e por um jantar e animação musical com a atuação dos ‘Bué Animados’ da APPDA Viseu. “Foi uma Caminhada pela Esperança e visitámos entidades que são para nós garantia e exemplo de esperança”, realçou o Cónego Jorge Seixas, Pároco de Coração de Jesus.