
No domingo, 29 de junho, as paróquias de São Pedro do Sul e de São Miguel do Mato, concelho de Vouzela, Arciprestado de Lafões, receberam as celebrações da Eucaristia presididas pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, tendo durante as mesmas administrado o Sacramento do Crisma a cerca de 80 jovens e adultos.
Neste dia, em que se celebrou a Solenidade de São Pedro e São Paulo, durante a manhã foram 34 os crismandos, naturais de São Pedro do Sul, de Várzea de Lafões, Pinho e Vila Maior, que receberam o Sacramento, na Igreja Paroquial de São Pedro do Sul.
Durante a tarde, 47 jovens e adultos, vindos de várias paróquias do concelho de Vouzela, receberam o Sacramento da Confirmação na Igreja Paroquial de São Miguel do Mato, situada na aldeia de Moçâmedes. Uma data que celebrou, ainda, os 70 anos da construção e Dedicação da Igreja Paroquial e a festa em honra do Sagrado Coração de Jesus, vivenciada com a presença dos membros das Irmandades de cada paróquia, acompanhados pelos seus estandartes.
Nas celebrações, o Bispo concedeu aos crismandos, através do Sacramento da Confirmação, os dons do Espírito Santo: a sabedoria, a inteligência, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus. “Os frutos do Espírito Santo são a alegria, o amor, a paz, a justiça, a bondade e a amabilidade, graças necessárias para a maturidade de uma vida humana, batismal e eclesial, rica em espiritualidade e sinodalidade, estilo de vida que nos conduz à santidade”, frisou D. António Luciano.
O Bispo reforçou que “o Crisma é o sacramento do compromisso com a Igreja”, pedindo aos jovens que sejam protagonistas “do amor, da paz, da justiça e da esperança na Igreja, na família, na escola e no mundo” e que também as “famílias se devem empenhar na transformação da sociedade e renovação da Igreja”.
O Bispo falou, ainda, aos jovens do livro dedicado a ‘Carlo Acutis – Uma alma de fogo’. “Com o dinamismo do Espírito Santo somos convidados a seguir e a imitar Jesus no seu caminho para o Pai, como fez o Beato Carlo Acutis, recordando a sua citação: “A Eucaristia é a minha autoestrada para o Céu”.
“Sede jovens protagonistas do amor e da esperança que sonham com o fim da guerra e um mundo de paz, de justiça, de fraternidade e de pão”, pediu.
Nas duas celebrações, o Bispo agradeceu ainda o trabalho de todos. “A missão da Igreja, dos pais, dos crismados, dos catequistas e dos padrinhos tem um papel importante na renovação das comunidades cristãs. Agradeço-vos este passo dado com generosidade na Igreja, pois ela conta sempre convosco”, destacou o Bispo.
Galeria de fotografias e vídeos disponível no Facebook da Diocese.