Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu ontem, 31 de maio, à Eucaristia de encerramento da Visita Pastoral à paróquia de Repeses, durante a qual administrou o sacramento do Crisma a 15 candidatos, na sua maioria jovens.

A celebração, concelebrada pelo pároco da comunidade, padre António Henrique de Sousa, decorreu ao ar livre, nas imediações da Igreja de Santa Eulália, reunindo fiéis e representantes de instituições e coletividades, que, ao longo da última semana, acolheram calorosamente o Pastor diocesano.

Neste domingo da Solenidade da Santíssima Trindade, D. António Luciano recordou que visitou a comunidade em nome de Cristo, “o Bom Pastor e o Bom Samaritano”, para a confirmar “na fé, na esperança e na caridade”.

Ao evocar os diversos momentos pautados pelo encontro, escuta, diálogo, confraternização e partilha, o Bispo desafiou a comunidade a assumir “o compromisso de uma missão renovada numa Igreja em caminho sinodal”, confiando esse propósito à proteção de Nossa Senhora da Esperança e de Santa Eulália.

Na homilia, dirigindo-se de modo particular aos crismandos, D. António Luciano apelou à sua participação ativa na vida paroquial, pedindo-lhes que deem o seu contributo através do seu testemunho e empenho. À assembleia presente lançou igualmente um desafio: refletir sobre a forma como cada um pode colaborar na renovação de que a Igreja necessita.

Ao longo da semana, D. António Luciano destacou ainda alguns dos principais desafios pastorais da paróquia, entre os quais a aposta na formação cristã, a procura de novas formas de chegar aos muitos habitantes desta comunidade urbana, o envolvimento de mais pessoas na vida paroquial e a renovação e rejuvenescimento das suas estruturas e serviços.

O Padre António Henrique de Sousa, que assumiu há poucos meses a missão pastoral na paróquia de Repeses, agradeceu a presença, a disponibilidade e as palavras de incentivo deixadas por D. António Luciano ao longo da Visita Pastoral. O sacerdote destacou, de modo particular, a importância da evangelização de proximidade em contexto urbano.

“Num contexto citadino como o de Repeses, é importante criarmos dinâmicas de rua que congreguem as pessoas e que, numa fase posterior, as levem naturalmente a integrar-se na vida paroquial. O desafio é fortalecer os laços de proximidade e pertença, transformando grupos e serviços paroquiais em verdadeiros espaços de encontro e comunhão”, afirmou.

A paróquia de Repeses conta com cerca 109 crianças na catequese e o Agrupamento 956 tem 66 elementos, que tiveram oportunidade de se encontrar com o Bispo na tarde de sábado, num momento de diálogo, partilha e proximidade que marcou a Visita Pastoral.

Na sequência da visita, a Paróquia de Repeses comprometeu-se a assumir os seguintes compromissos: investir numa formação humana e cristã contínua, enraizada no Evangelho, promovendo uma fé mais consciente, madura e vivida no quotidiano; construir uma comunidade mais fraterna e acolhedora, onde cada pessoa se sinta valorizada, escutada e chamada a participar ativamente na vida da Igreja; e colocar os dons e capacidades de cada pessoa ao serviço do bem comum, valorizando a diversidade de experiências e gerações, promovendo uma Igreja mais participativa, onde os mais jovens e os de mais idade contribuam, em conjunto, para o crescimento de uma comunidade unida pela comunhão e não pela uniformidade.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: