Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Os sacerdotes da Diocese de Viseu voltaram a participar no torneio de futsal de padres, Clericus Cup Portugal, disputado em Lamego, de 7 a 9 de julho.

O primeiro lugar voltou a ser conquistado pela Diocese de Vila Real, tornando-se hexacampeã, após disputar a final com a equipa “Bracara”, da Arquidiocese de Braga.

Os padres de Viseu formaram equipa com os Vicentinos, sacerdotes da Guarda e de Lisboa, arrecadando o quinto lugar da competição. “Embora este ano tivéssemos sido menos a jogar, devido a lesões, o espírito que preside a este evento esteve sempre em alta”, realçou o Padre Pedro Leitão.

A Clericus Cup Portugal, na sua XVIII edição, competiu com seis equipas: Vila Real, Bracara, Porto, Lamego e Viana, V.G.V.L e Augusta, por ordem de classificação.

Além da equipa da Diocese de Viseu que se juntou com outras dioceses, também Lamego se juntou a Viana do Castelo. Já as dioceses com equipas próprias foram Braga, com duas, e Porto e Vila Real com uma cada. Este ano, devido ao número de equipas ser mais reduzido, foi criada “uma liga” e jogaram “todos contra todos”.

Segundo a organização, foi uma competição saudável, destacando-se a fraternidade, o espírito desportivo e a fé num ambiente de saudável convivência e partilha.

O torneio ficou marcado pelo apelo do Padre Diogo Martinho, da Diocese de Lamego e um dos responsáveis da organização, que manifestou à Agência Ecclesia a vontade de existirem “mais dioceses do país a participar”.

Todos os anos, esta competição contempla ainda momentos culturais, de visita a monumentos e a empresas locais e convívio.

Nesta edição, os participantes receberam também uma mensagem do cardeal D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação (Santa Sé), e do secretário de Estado do Desporto de Portugal, Pedro Dias.

A próxima edição da Clericus Cup será disputada na Diocese da Guarda.

CategoryDiocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: