Mais de uma centena de fiéis do Arciprestado do Dão realizaram a sua peregrinação jubilar ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, concelho de Sernancelhe, no passado domingo, 14 de dezembro.
A igreja do Santuário esteve repleta de fiéis que, neste ano jubilar, se prepararam para receber o dom da indulgência plenária e se abrirem à misericórdia de Deus, fortalecendo a comunhão com a Igreja e com os outros.
A tarde começou com a celebração do Sacramento da Reconciliação e seguiu-se a celebração da Eucaristia presidida pelo arcipreste, Padre Jorge Gomes, animada liturgicamente pelo coro da paróquia de Ferreira de Aves.
Na homilia, o sacerdote destacou que neste ‘Domingo da Alegria’, o terceiro de Advento, “a alegria deve ser o sentimento maior e que, em comunhão com a esperança, não devemos ter medo de confiar no Senhor e deixar que Ele nasça no nosso coração todos os dias da nossa vida”, destacou.
Na Eucaristia, a assembleia presente rezou pelo Santo Padre e pelo compromisso de praticar as obras de misericórdia.
Recorde-se que a primeira Peregrinação Jubilar Arciprestal teve lugar no dia 23 de março, com destino à Catedral de Viseu, e foi presidida pelo Bispo. Segundo o Padre Jorge Gomes, esta última peregrinação jubilar pretendeu ser uma celebração vivida no próprio arciprestado, uma vez que a primeira ocorreu no início do ano em direção à Casa Mãe da nossa diocese.
O Jubileu da Esperança, que decorreu ao longo deste ano, vai ser encerrado na Diocese de Viseu no Dia da Sagrada Família, a 28 de dezembro, às 15h30, na Catedral de Viseu.