As novas instalações da Creche da Cáritas Diocesana de Viseu, situadas no Centro Sócio-Pastoral, foram inauguradas e benzidas durante a tarde de hoje, 4 de setembro, pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano.
A mudança de instalações surge em resposta à crescente procura, permitindo aumentar a capacidade da Creche de 25 para 42 crianças (vagas já preenchidas) e, simultaneamente, proporcionar melhores condições aos utentes e colaboradores.
O presidente da direção da Cáritas Diocesana, Diácono Felisberto Marques, descreveu a inauguração como “um momento marcante” para a instituição. “A missão da Cáritas é servir a pessoa humana e promover a sua dignidade intrínseca, especialmente os mais frágeis, e a nossa Creche corresponde a essa missão”, sublinhou, agradecendo também o empenho e a dedicação dos colaboradores das várias valências.
O investimento desta obra ronda os 300 mil euros, valor suportado por recursos próprios da Cáritas. Segundo o responsável, existiram “dificuldades burocráticas que não permitiram o aproveitamento da possibilidade da obra ser comparticipada”. Ainda assim, sublinhou que, em parceria com a Segurança Social, acreditam que esta resposta terá viabilidade e permitirá, em tempo razoável, amortizar o investimento” e que “as obras foram adjudicadas de acordo com as regras da contratação pública, na expectativa de poder surgir algum concurso que possa vir a comparticipar”.
Na sua intervenção, o Bispo de Viseu felicitou a direção e todos os colaboradores pela concretização da obra. “Esta é uma realidade sonhada, trabalhada e discernida, que se traduz numa resposta que serve crianças e famílias, com o espírito da Cáritas”, sublinhou.
D. António Luciano destacou ainda a cooperação entre as várias instituições da Igreja, reforçando a necessidade de um caminho de relação, proximidade e cuidado entre todos. O Prelado terminou a sua intervenção agradecendo todo o trabalho desenvolvido pela atual direção da Cáritas, que em breve cessará funções. Na ocasião, procedeu também à bênção de uma carrinha de transporte da Cáritas.
A inauguração contou ainda com a presença do Padre Miguel de Abreu, diretor do Centro Sócio-Pastoral e assistente religioso da Cáritas; dos membros da direção, conselho fiscal, colaboradores e antigos presidentes da direção da Cáritas; assim como de vários representantes de entidades e instituições locais, nomeadamente da Segurança Social Distrital, da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS), do Município de Viseu e da PSP de Viseu. Esteve também presente a nova presidente indicada da Cáritas, Isabel Martins.
Fotos e vídeos disponíveis no Facebook da Diocese de Viseu.