A Diocese de Viseu vai viver o Ano Pastoral 2016-2017 dedicado ao tema ‘No ano favorável discípulos responsáveis’ que segundo o bispo contém o “anúncio” que “Jesus Cristo está vivo” e deve ser marcado pela “fidelidade, criatividade e comunhão”.

“Jesus Cristo está vivo, vive connosco, dá-nos a partilhar a Sua vida e quer que anunciemos esta Boa Nova a todas as pessoas”, é segundo D. Ilídio Leandro o que os “discípulos responsáveis de Jesus Cristo” são convidados a anunciar onde estão e onde são chamados a ir.

Na introdução ao Projeto de Pastoral 2016-2017, o bispo de Viseu explica que para que o anúncio seja eficaz “na construção de uma Igreja ‘nova’, a gerar e a fazer um mundo novo” deve ser marcado por algumas notas e caraterísticas e as principais são “fidelidade, criatividade e comunhão.”

Segundo o prelado, a fidelidade não “tira a novidade nem a alegria ou a beleza das surpresas de Deus” e motiva os fiéis a serem “responsáveis e a caminhar”, construindo novas propostas, capazes de apresentar um rosto sempre novo de Jesus Cristo e da Sua Igreja, a caminhar com os homens de hoje.

Já a criatividade “não exige que tudo seja novo” mas que se esteja aberto a iniciar sempre cada iniciativa e a viver cada experiência de vida “com coração novo”.

“Criatividade e fidelidade não se opõem, mas complementam-se”, observa o bispo de Viseu, desenvolvendo ainda que a “comunhão” supõe caraterísticas, como: “Abertura; acolhimento; partilha e solidariedade.”

D. Ilídio Leandro sublinha que o Plano Pastoral para o primeiro de 10 anos após o Sínodo Diocesano convida a ser “Todos Discípulos e Todos Responsáveis”, discípulos missionários numa Igreja em saída que assumem “o mandato de Jesus, de ir até às periferias”.

Como objetivo geral para o novo ano, a Igreja diocesana de Viseu pretende “concretizar” a dinâmica sinodal nas estruturas paroquiais, arciprestais e diocesanas com o propósito de uma “pastoral renovada e de comunhão” assente na responsabilidade laical e na abertura missionária à colaboração entre paróquias vizinhas.

Já nos objetivos específicos assinala-se a criação ou revitalizar nas paróquias do Conselho Pastoral e o Conselho para os Assuntos Económicos, cujas propostas de constituição devem ser enviadas para a Cúria Diocesana, até 31 de dezembro, para “serem oficializadas pelo Bispo”.

Para que 2016-2017 seja um “‘ano favorável’ do discipulado, comprometido e corresponsável”, todos os setores da pastoral devem “enraizar a sua ação e proposta de atividades” em três questões: “Que metas, para quê e o que fazer?”

Na área da formação é proposto que em cada arciprestado se realize uma sessão de apresentação das Constituições Sinodais para toda a comunidade e que responda a perguntas como: “O que são? Para que servem? Principais mudanças? Prosseguir ou iniciar a Escola de Formação Arciprestal (EFA).”

No documento disponível no sítio online da Diocese de Viseu são partilhadas “orientações” para concretizar o plano nos diversos tempos litúrgicos ou nos setores da pastoral, como a Catequese, “quanto possível, ‘descolar-se’ do ciclo escolar” e para além de começar “algumas semanas após começo das atividades letivas” deve prolongar-se durante o Natal e aconselha a “realização de algumas atividades interparoquiais” devido à “diminuição de crianças”.

Do calendário para o novo ano pastoral destaca-se a ‘Peregrinação Diocesana a Fátima’, no dia 05 de outubro, e o ‘Dia da Diocese’ de Viseu, a 25 de junho de 2017.

G.I./Ecclesia:CB

CategoryBispo, Diocese