A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) anunciou que o Mosteiro de São João de Tarouca vai recuar aos tempos em que a oração “ditava” a vida monástica, com um “evento inovador” de canto cisterciense, a 10 de setembro, pelas 22h00.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o organismo estatal sublinha que o Vale do Varosa vai promover um “regresso às origens” com um “evento inovador” que vai recriar o ambiente sonoro e visual da oração dos monges de Cister no Mosteiro de São João de Tarouca, na Diocese de Lamego.

Os participantes no concerto vão assistir a uma reconstituição histórica do momento que os monges professos “mais se aproximavam de Deus”.

“Oportunidade única de ‘entrar’ no seio da vivência cisterciense, uma vez que os mosteiros cistercienses, ainda em funcionamento, continuam a cumprir todos os rituais, mas, de acordo com a Regra, à porta fechada”, frisa a DRCN.

O trabalho para o concerto de canto cisterciense, com base em investigação científica, tem a chancela da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, e a garantia da direção artística de Manuel Pedro Ferreira, docente, investigador e diretor do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.

O concerto de Canto Cisterciense é uma iniciativa do Museu de Lamego, projeto Vale do Varosa e Município de Tarouca, com o apoio da Liga dos Amigos do Museu de Lamego e Associação Inovterra.

O comunicado adianta ainda que o projeto Vale do Varosa espera que a proposta “seja irrecusável” e durante a tarde do dia 10 de setembro, a partir das 16h00, promove uma visita especializada ao Mosteiro de São João de Tarouca; às 18h00, oferece um chá no Horto Monástico.

A DRCN informa ainda que os participantes a visita vão receber um cartão de acesso livre à Rede de Monumentos Vale do Varosa e Museu de Lamego, durante todo o fim de semana.

A Rede de Monumentos Vale do Varosa integra o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a Capela de São Pedro de Balsemão, a Ponte Fortificada de Ucanha e ficou a funcionar em pleno com a inauguração dos Centros Interpretativos do Convento de Santo António de Ferreirim e do Mosteiro de São João de Tarouca, no dia 22 de julho.

CB

CategoryIgreja