“Cinco estrelas!” foi a resposta que ouvimos, quando perguntámos a um jovem participante, se tinha gostado do acampamento.

Desde Quinta-feira, até hoje, Domingo, cerca de três dezenas de jovens, oriundos de Mangualde, Tondela e Viseu, participaram no acampamento juvenil que a Acção Católica Rural levou a cabo, na Quinta da Ribeira, em Tondela.

“Escolho-te a Ti” era o tema do acampamento, que decorreu com um conjunto de actividades repartidas por momentos de convívio, caminhadas, jogos de grupo, tempos de oração e de sessões de formação e liderança.

O Acampamento utilizou também algumas instalações disponibilizadas pela Quinta da Ribeira, espaço vocacionado para a realização de eventos.

O espaço de oração, montado sob a copa das árvores, tinha uma tela de fundo, pintada por um grafiteiro representando o rosto de Jesus encostado à cruz, que carrega.

E vinha a propósito, porque a liturgia de hoje apresentava-nos, no Evangelho, Jesus a desafiar os seus discípulos: “quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo”.

O Assistente religioso da ACR, Pe. João Zuzarte, presidiu também à Eucaristia de encerramento, a meio da tarde de hoje, e lembrou o desafio: “eu até gostava de participar, mas…”; “eu até gostava de ajudar, mas…”; eu até fazia, mas…”. Esta é a postura de muitos cristãos das nossas comunidades, que não têm coragem de assumir compromissos. Vivem uma fé “suave”, “tranquilizante”, sem a coragem de “preferir Cristo”.

Os participantes fizeram a sua “escolha” e foram desafiados por São Lufinha, da equipa dirigente, a assumirem essa escolha, na sua vida, seja no convívio com os outros, seja na escola, seja na família, testemunhando a diferença que a condição de cristão exige.

“ACR é bom!” foi o grito espontâneo, antes do abraço de despedida, com braços “elásticos”, que abrangiam todos. E alguns não contiveram as lágrimas, neste emocionante momento de despedida.

O anúncio de que o programa para o próximo ano irá ser feito brevemente trouxe também a informação de que, a 23 e 24 de Setembro, neste mesmo lugar, haverá o acampamento para os mais novos.

G.I.

CategoryDiocese