Conseguidas as dez inscrições solicitadas para a Escola da Fé, o Arciprestado fará também formação, a nível local, em quatro centros, correspondentes aos antigos arciprestados de Besteiros, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Tondela.

Para além da preparação dos tempos fortes do Ano Litúrgico, será abordada a Exortação Apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia.

Reunido ontem, em Cabanas de Viriato, ficaram definidos os formadores, para cada um dos oito temas a tratar, um por mês, em cada um dos quatro centros, para facilitar a participação.

Este trabalho vem na sequência da experiência de anos anteriores, esperando-se recuperar o número de participantes, que tem diminuído, em alguns centros.

D. Ilídio Leandro, que esteve presente na reunião, com o Vigário-Geral, regozijou-se com este “trabalho modelo” do Arciprestado de Besteiros, que busca o preenchimento de lacunas de formação sentidas por muitos dos corresponsáveis na dinamização das nossas comunidades cristãs.

A começar também em Outubro, esta oportunidade de formação será divulgada junto das comunidades, esperando-se que todas as sessões tenham participantes entusiasmados e numerosos. Foi sugerida a existência de um núcleo de leigos, em cada centro, que possa dinamizar as inscrições, estimular a participação e ajudar na logística de cada sessão. É fundamental que cada paróquia possa dispor de líderes com formação adequada a um bom desempenho de animação.

D. Ilídio desafiou os quatro diáconos permanentes que residem neste Arciprestado a assumirem também esta forma de diaconia.

G.I.