Agosto regista 40% dos incêndios de 2016 no distrito de Viseu. Cerca de 12 mil hectares de área ardida em quase 900 fogos.

Quarenta por cento dos incêndios ocorridos este ano no distrito de Viseu foram registados no mês de agosto, só nos dias 19, 20 e 21 ocorreram 106 fogos, resultando em cerca de 12 mil hectares de aérea ardida, de acordo com as últimas estimativas.

Segundo dos dados divulgados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu (CDOS) registram-se 296 fogos florestais em agosto, quando de janeiro a julho se tinham registado 429. No total, o CDOS registou até 5 de setembro 785 incêndios, no distrito de Viseu, sendo que o mês de setembro já teve 42 fogos.

“Durante o mês de agosto o concelho de Cinfães foi o mais afetado com 113 incêndios (38%), seguido do de Viseu com 76 incêndios (25%) e Resende com 62 incêndios (20%). Estes três concelhos representam cerca de 83% do número total de incêndios no distrito de Viseu”, acrescenta o comandante do CDOS Viseu, Lúcio Campos em comunicado. A mesma nota revela que “em termos de área ardida, e também durante o mês de agosto, o concelho de S. Pedro do Sul foi o mais afetado com cerca de 9.000 hectares, seguido de Viseu com cerca de 900 hectares”.

“Note-se que nunca existiu algum incendio em S. Pedro do Sul, foi o incendio de Telhe-Arouca que alastrou a este concelho” com “9.036 hectares entretanto já validados”, sublinha.

Em 2016 os bombeiros do distrito de Viseu já enviaram sete Grupos de Reforço de Incêndios Florestais (GRIF) para outros distritos (Guarda, Vila Real, Braga e Coimbra) – representam o empenhamento de 300 Bombeiros e 80 viaturas – sendo que o último Grupo de Reforço foi enviado a 5 de setembro para o incendio de Soure no distrito de Coimbra.

O comandante Lúcio Campos, lembra no comunicado que “no combate aos incêndios florestais a segurança dos operacionais está sempre no topo das preocupações pelo que todas as medidas e comportamentos que promovam e garantam as condições de segurança dos envolvidos é e será permanentemente uma prioridade”.

O responsável termina reconhecendo que o ano tem sido “extremamente difícil e exigente, com vários dias com risco extremo de incêndio”.

Morador de S. Pedro do Sul oferece 130 fardos de feno

Um morador na freguesia de Figueiredo de Alva, no concelho de S. Pedro do Sul ofereceu 130 fardos de feno já entregues à União das Freguesias de S. Martinho das Moitas e Covas do Rio para distribuir pelos proprietários de gado lesados pelo incendio de agosto.

Este gesto do senhor Adelino, junta-se a outros já divulgados pela autarquia de que o Município continua a “receber gestos de solidariedade na sequência dos prejuízos causados pelo incêndio que devastou recentemente uma grande área de pastagens em algumas freguesias do Concelho”.

O executivo camarário liderado por Vítor Figueiredo agradeceu em comunicado “os apoios recebidos de todas as pessoas e entidades que se solidarizaram com esta causa”.

G.I./J.B.

CategoryDiocese, Igreja