Esta noite, realizou-se, em Canas de Santa Maria, mais uma sessão mensal de estudo da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”.

O casal Isabel e Álvaro, do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família, acompanhado do Pe. Miguel Abreu, do mesmo secretariado, fez a apresentação de mais dois capítulos do documento. O enfrentamento das crises próprias do matrimónio e a educação dos filhos foram o centro da reflexão, que foi sempre apoiada na experiência de vida deste casal, numa comunicação dialogada.

A importância dos leigos na pastoral da família, sobretudo a partir do seu testemunho de vida, e a necessidade de um “centro de aconselhamento matrimonial”, pelo menos a nível diocesano, foram tema de conversa, partindo da análise do texto que o Papa Francisco ofereceu e propôs à reflexão das famílias e das comunidades cristãs.

Realce para as mudanças verificadas na sociedade moderna, que reclamam uma resposta adequada, tanto na abordagem dos conceitos, como na estratégia de aproximação aos casais, sobretudo jovens, no momento da preparação e planeamento do seu projecto de casamento. O mesmo para o acompanhamento dos casais, no seu percurso de família em “crescimento”.

A plateia mostrou-se muito interessada, colocando questões, no final, que terminou com uma canção do Pe. Zezinho “repescada” por um dos casais presentes e que tinha marcado a juventude do marido.

Em 19 de Abril, mais uma sessão deste programa de formação integrado no Plano Pastoral Interparoquial de Canas de Santa Maria e Parada de Gonta.

G.I.