D. António Marto sublinhou atualidade da mensagem revelada em 1917.

O bispo de Leiria-Fátima apresentou em Roma uma conferência sobre o Centenário das Aparições da Cova da Iria aos membros do corpo diplomático acreditado na Santa Sé, em Roma.

“Provavelmente, só hoje, depois de quase um século, estamos em posição de compreender mais profundamente a verdade, a riqueza e toda a extensão desta mensagem”, disse D. António Marto, esta quarta-feira, sobre a atualidade da Mensagem de Fátima numa iniciativa acolhida pela Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

O responsável aludiu aos acontecimentos de 1917 como um “programa espiritual e pastoral para a evangelização, desta vez na companhia e sob a proteção do Coração Imaculado de Maria”.

O prelado sublinhou que os anúncios e os pedidos da Virgem Maria aos Três Pastorinhos permanecem válidos e sustentou que “a sombra brilhante de Fátima” abrange o século XX, “talvez o século mais cruel e sangrento da história”.

Neste quadro trágico, a Virgem Maria aparece em Fátima “como uma visão de paz e uma luz de esperança para a Igreja e para o mundo”, referiu D. António Marto, numa intervenção divulgada pela página do Santuário de Fátima.

O bispo de Leiria-Fátima destacou alguns dos aspetos da Mensagem de Fátima e a sua relevância para os dias de hoje, como a “afirmação da primazia de Deus”, uma das caraterísticas essenciais.

“Fazer regressar o ato de adoração a Deus ao centro da vida da Igreja e do mundo, em contraste com o ambiente de perseguição e, hoje, de ateísmo da indiferença religiosa”, acrescentou.

Neste encontro com os embaixadores junto da Santa Sé, estiveram ainda presentes os cardeais portugueses D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro, e o reitor da Universidade Gregoriana, padre Nuno Gonçalves.

O bispo de Leiria-Fátima vai apresentar hoje uma nova conferência, em Roma, sobre o tema ‘Fátima: Mensagem de Misericórdia e de Esperança para o Mundo’.

A sessão tem o patrocínio da Embaixada Portugal junto da Santa Sé e decorre no Salão Nobre do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR).

Durante o encontro vai ser ainda apresentado o livro ‘Fátima – Sou peregrino’, do padre António Rego, com a chancela da Paulinas Editora.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryFátima, Igreja, Papa