A Semana Nacional da Cáritas acontece todos os anos na semana que antecede o Dia Nacional Cáritas, que se assinala no terceiro domingo da Quaresma, 19 de março. Este ano o tema é ‘Família Construtora da Paz’.

Após as Jornadas da Pastoral Social da nossa diocese, a Cáritas Diocesana iniciou, com o apoio de todos os funcionários e dezenas de voluntários, o peditório público, entre 16 e 19 de março, estando presentes na maioria dos hipermercados e centros comerciais da área geográfica da diocese.

Criada em 1977 por D. José Pedro da Silva, a Cáritas Diocesana de Viseu apoia famílias de baixos rendimentos, com desemprego, problemas de saúde e de habitação, principais causas de fragilidade que atingem, dia a dia, muitos dos cidadãos em Portugal. Só no ano de 2016, a Cáritas em Portugal apoiou e deu resposta a mais de 100 mil destas pessoas, resultado de toda a atividade na qual se encontra envolvida, concretizando no nosso quotidiano a Doutrina Social da Igreja, no apoio aos mais desfavorecidos.

O Presidente da Cáritas Diocesana, Monteiro Marques apela “a todos os viseenses para participarem nas iniciativas que se vierem a realizar na nossa diocese e de forma muito especial no peditório a realizar de 16 a 19 de Março e no ofertório das Eucaristias Vespertinas e Dominicais”.

Em 2016, o peditório público da Cáritas Diocesana de Viseu angariou 11.678€60, que foram aplicados no apoio a 2.288 famílias, apoiando cerca de 6.500 beneficiários.

“É muito fácil arranjarmos desculpas para não participar, contudo, deixemos mais uma vez que se cumpra a vontade do nosso coração”, diz Monteiro Marques.

E, apelando à generosidade de todos, faz questão de afirmar que “independentemente das dificuldades que nos esperam fruto das notícias referentes à gestão de outra Instituição do universo Cáritas, temos a certeza que poderemos continuar a contar com todos os nossos amigos que acreditam em nós e não duvidam que o produto de todos os peditórios se destina unicamente a contribuir para acabar com os “descartáveis” de que nos fala o Papa Francisco”.

Milhares de pessoas têm sido ajudadas pela Cáritas Diocesana, que tem sabido adaptar-se às alterações promovidas na sociedade, e procura alargar o mais possível a sua acção às periferias da diocese.

Ao longo do ano são diversas as ações caritativas desenvolvidas que permanecem na sombra, como refere Carlos Manuel Monteiro Marques, diretor da Cáritas Diocesana de Viseu, quando assume que “a caridade deve estar sempre na sombra”. Contactado pelo Jornal da Beira, Monteiro Marques sublinha que as atividades, globalmente alicerçadas com as paróquias, sustentam-se com “o relacionamento com os párocos”, apresentando-se a própria Cáritas Diocesana de Viseu “no fim de uma linha, nas situações mais complicadas”.

G.I.