D. Ilídio Leandro reuniu, durante a manhã de hoje, com os Arciprestes e Vigários, para avaliação da concretização das decisões do Sínodo Diocesano e para preparar o Plano Pastoral do próximo ano.

A reunião iniciou-se com um momento de oração e meditação sobre a necessidade de os agentes da pastoral estarem “atentos ao essencial das comunidades, aos que mais precisam (pobres, doentes, idosos…) e disponíveis para quem os procura”. Daí decorre também a necessidade de “chamarem e integrarem colaboradores que sintam as necessidades das comunidades”, numa perspectiva de corresponsabilidade e valorização dos leigos nas tarefas da missão da Igreja.

Reorganização da diocese, corresponsabilidade na acção pastoral e formação de leigos foram objecto da atenção dos participantes na reunião, visando novo impulso de concretização, centrado na pastoral familiar e na pastoral da juventude, tendo em conta o recente Sínodo dos Bispos e o próximo, que será dedicado à juventude.

Foram definidos o tema e acentuações fundamentais a integrar no Plano Pastoral para o próximo ano, integrado num prazo alargado dos cinco anos pós-sinodais, que já contam com o Plano Pastoral em curso. Pretende-se dar continuidade ao trabalho iniciado, fazendo avaliação e acompanhamento contínuo ao que se vem concretizando e definindo as linhas e etapas de preparação para a sua continuidade. O “desenho” do próximo Plano Pastoral será posto á apreciação do próximo Conselho Presbiteral, para depois ser publicado e distribuído.

G.I.