Bispo de Fall River, nos EUA, elogiou exemplo de fé da diáspora portuguesa.

Milhares de peregrinos participaram este domingo na procissão do Senhor Santo Cristo pelas ruas de Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel, durante cerca de quatro horas.

A imagem do Senhor Santo Cristo venerada no Arquipélago dos Açores, do século XVI, é uma representação em madeira da Paixão de Cristo e está aberta ao culto no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada.

O culto a esta recriação do ‘Ecce Homo’ – ‘Eis o homem’, expressão atribuída a Pôncio Pilatos durante o julgamento de Jesus no Sinédrio – intensificou-se no século XVIII através da obra da irmã clarissa Teresa da Anunciada.

As celebrações de 2017 foram presididas por D. Edgar da Cunha, bispo de Fall River (Estados Unidos da América), onde reside uma grande comunidade de emigrantes portugueses.

Na sua primeira visita aos Açores, o bispo assumiu-se como portador de “um abraço” das comunidades da diáspora, onde a “fé ainda permanece”, considerando que este “parece ser o maior milagre do Senhor Santo Cristo”.

D. Edgar da Cunha desafiou este domingo os peregrinos a serem “testemunhas vivas e comprometidas” da fé, resistindo contra “o mal e as tentações” que o mundo oferece.

“Hoje como no tempo dos apóstolos existem tantas dificuldades e sofrimentos, resistência, oposição e indiferença à nossa fé; se ligarmos a televisão, lermos jornais e acedermos à internet vemos guerras, faltas de respeito para com o valor essencial da vida, cristãos perseguidos pelo simples facto de terem fé, governos e sistemas políticos que querem eliminar os valores da nossa fé, nós precisamos de lutar”, declarou, na sua homilia.

A Missa deste domingo foi concelebrada por D. João Lavrador, bispo de Angra e D. António de Sousa Braga, bispo emérito de Angra.

O reitor do Santuário, cónego Adriano Borges, fez uma saudação inicial sublinhando a importância da presença do bispo de Fall River como “ponte entre este culto açoriano e as comunidades açorianas da diáspora”, assinala o portal diocesano, ‘Igreja Açores’.

Após a Missa, na manhã de domingo, a imagem do Senhor Santo Cristo percorreu as principais ruas de Ponta Delgada, ao início da tarde, este ano com a presença do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado falou num “momento espiritual” que projeta os Açores “em todo o mundo”.

A procissão terminou com a devolução da imagem às religiosas de Maria Imaculada e o seu regresso ao Coro Baixo do Convento da Esperança.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral