Iniciativa foi lançada hoje, 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.
Um grupo de 40 organizações católicas uniu-se contra a dependência de combustíveis fósseis, numa iniciativa que foi lançada esta quarta-feira, festa de São Francisco de Assis.
A campanha do Movimento Católico Global para o Clima tem anúncio marcado para a cidade italiana de Assis, na presença do primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.
O padre Mauro Gambetti, custódio do Sacro Convento de Assis, sublinha que a iniciativa vai na direção da ‘Laudato Si’, encíclica do Papa Francisco, que considera uma “bússola imprescindível para incarnar um dos valores do carisma franciscano, o respeito pela criação”.
Entre as instituições que vão desinvestir da utilização de combustíveis fósseis estão a Conferência Episcopal da Bélgica, organismos financeiros, a Cáritas da Alemanha ou a Diocese de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino.
A partir de Assis vai ser lançada uma mobilização mundial, promovendo a utilização de painéis solares e investimentos que respeitem o meio ambiente.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral