Hoje, às 15:00 horas, perante o Colégio de Consultores da Diocese de Viseu, D. António Luciano iniciou as suas funções de Bispo da Diocese de Viseu, pedindo “confiança e disponibilidade, sem medos”.
No Salão Nobre da Casa Episcopal, o acto de posse foi presidido pelo Cónego Carlos Casal, membro mais velho do Colégio de Consultores, iniciando-se com a invocação do Espírito Santo e uma curta meditação sobre as responsabilidades episcopais, em união com o Bispo de Roma.
Dadas as boas vindas a D. António Luciano, foi lida a Bula de nomeação e o Bispo fez profissão de fé, pronunciando o Símbolo dos Apóstolos (Creio) e jurando fidelidade à Igreja, em união com o Bispo de Roma.
A Bula de nomeação lembrava que “ sendo necessário prover de Pastor a diocese de Viseu, vaga após a renúncia do Venerável Irmão Ilídio Pinto Leandro, (…) tu, amado filho [António Luciano], ornado com as devidas qualidades, perito em teologia moral e nos assuntos eclesiásticos, és considerado digno de a governar. Por isso (…) nomeamos-te Bispo de Viseu, com todos os direitos e obrigações”.
A nomeação aconteceu no dia 8 de Maio, em Roma, tendo sido ordenado bispo, no passado dia 17 de Junho, na Sé da Guarda, diocese de origem de D. António Luciano.
Vai ser acolhido na Catedral de Viseu, amanhã, às 16:00 horas, com alegria e solenidade, numa manifestação de unidade desta Igreja visiense.
O Papa Francisco exorta D. António Luciano a “cumprir o gravíssimo ofício de Bispo, de tal modo que os fiéis a ti confiados cresçam continuamente todos os dias na Fé, Esperança e Caridade”.
O Cónego Carlos Casal pronunciou curtas palavras de boas-vindas, desejando ao novo Bispo um ministério bem sucedido, com a inspiração do Espírito Santo e com a colaboração de todo o Presbitério e corresponsabilidade dos fiéis, nos ministérios que lhe estejam atribuídos. Todo o Colégio de Consultores manifestou a sua união e disponibilidade para ajudar a que assim aconteça.
Por sua vez, D. António Luciano agradeceu o acolhimento caloroso e deixou o desafio da “confiança e disponibilidade, sem medos” para colaborarem na missão pastoral do Bispo, terminando com um abraço de pastor a cada um dos membros do Colégio de Consultores.
O Chanceler da Cúria redigiu a Acta de Posse, que, no final, foi assinada por D. António Luciano e por todos os membros do Colégio de Consultores.

G.I.