No sábado, dia 15 de dezembro, decorreu mais uma iniciativa no âmbito das comemorações dos 10 anos do Departamento dos Bens Cuturais, um organismo diocesano criado em janeiro de 2008, vocacionado para o conhecimento, salvaguarda e valorização do património da Igreja.

Na cerimónia de abertura foi feita uma pequena homenagem a D. Ilídio Leandro, Bispo emérito de Viseu, e a D. Armando Domingues, de cuja iniciativa decorreu a fundação deste Departamento. Segundo a coordenadora, “quisemos manifestar a nossa imensa gratidão a duas pessoas que estiveram na origem deste organismo diocesano e que sempre nos acompanharam, confiando no nosso trabalho, acreditando na importância deste departamento, apoiando as nossas iniciativas, confortando-nos nas dificuldades, abrindo o coração aos nossos “sonhos” e alegrando-se com o nosso percurso. Uma homenagem assinalada numa peça simbólica, em vitral, executada pela artista Isabel Ramos: uma circunferência (forma que congrega e une) com o amarelo da luz no centro e nas extremidades, numa referência ao Espirito Santo, e vários quadrados com 7 cores, identitários dos 7 dons do Espírito Santo (sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade, fortaleza e temor a Deus) que nos moveram ao longo destes anos, por fim, em sobreposição, as silhuetas de Cristo e de Maria, o amor maior sempre presente.”

Inauguração da exposição Nos teus olhos

“Nos teus olhos” resulta de um conjunto de fotografias feitas em 2015 no âmbito da exposição Entre Deus e os Homens: a Arte na Igreja de Viseu e pretende explorar a relação que o fotógrafo estabelece com a arte sacra fotografada.

Olhada duas vezes, pelos olhos do fotógrafo e pela objetiva da câmara fotográfica, cada peça ganha uma dimensão subjetiva visível nos enquadramentos, na procura da direção do olhar e no pormenor, vistos como reflexo da intimidade estabelecida entre ela e o fotógrafo. “Nos teus olhos” estabelece um olhar recíproco, em que quem vê, quem é visto e o que é visto, alternam de fotografia para fotografia, criando teias de sentido entre elas e uma relação de profunda cumplicidade entre as peças e o fotógrafo. A sensibilidade pessoal e a sensibilidade no exercício do olhar através da objetiva da Sara Augusto tornaram possíveis as fotografias e a exposição. Sara Augusto é fotógrafa, formada pelo Instituto Português de Fotografia, professora universitária (Instituto Politécnico de Macau), e membro do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu. A exposição pode ser visitada no Museu da Misericórdia.

G.I./J.B.:EA